Reforma do Palácio do Planalto

Será publicado no dia 22/01/09 o edital de licitação para a reforma do Palácio do Planalto, com orçamento previsto em R$88 milhões e prazo de um ano para entrega da obra.

palácio do planalto à noite l imagem: wikipedia
palácio do planalto à noite l imagem: wikipedia

O projeto foi realizado por Oscar Niemeyer e entregue ao Presidente Lula em 11/12/08.
Esteticamente, o prédio deve recuperar características da época em que foi ocupado pelo presidente Juscelino Kubitschek, visto que o conceito original do projeto teria se descaracterizado por conta das intervenções realizadas ao longo dos anos.
O grande número de funcionários, bem superior ao dos tempos da inauguração do palácio, também cobrou sua fatura na estrutura desenhada por Oscar Niemeyer, que no início de dezembro, em reunião com Lula, ouviu o presidente comparar o Planalto a uma favela por conta da ocupação desordenada do seu espaço interno, cheio de divisórias mal planejadas, ligações improvisadas na rede elétrica e com alto risco de incêndio.

Entre as principais intervenções, estão as seguintes:

  • Mudança do acesso e recepção para o centro do salão térreo, que passará a ter um sistema de cadastramento único dos funcionários e dos visitantes;
  • O segundo e terceiro pavimento não sofrerão mudanças significativas, apenas haverá uma reorganização dos espaços;
  • No quarto pavimento, haverá redução dos gabinetes para a criação de um saguão voltado para a Praça dos Três Poderes, área de estar para os funcionários e visitantes.

As instalações também foram redimensionadas e reavaliadas pelo arquiteto.
As principais mudanças estão relacionadas à climatização, elétrica, dados, voz e imagem, hidrossanitária, detecção, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção contra descarga atmosférica, supervisão, automação e controle predial.

Fontes: JB Online, PINI Web

Comments

  1. Mônica de Oliveira Lima
    Mônica de Oliveira Lima says:

    È um absurdo,tanto dinheiro,para esta reforma.É bom saber,que o país está podendo esbanjar.O que está faltando,para investir,aonde realmente é necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *