Protesto do Greenpeace no Rio

Seria cômico, se não fosse trágico!

Hoje pela manhã, 40 ativistas da ONG Greenpeace, entre eles 10 alpinistas, estenderam uma faixa no vão central da ponte Rio-Niteroi com a frase em inglês, “líderes do mundo: pessoas e o clima em primeiro lugar”.
O problema foi que todo o congestionamento causado pela manifestação gerou cinco vezes mais emissão de CO2 do que a poluição convencional no horário!

protesto na ponte rio-niterói l imagem: greenpeace
protesto na ponte rio-niterói l imagem: greenpeace

Bom, digamos que as coisas saíram um pouco do planejado, mas o fato é que não podemos ignorar o teor do protesto que é de extrema importância e que vale a pena ser ressaltado.
O verdadeiro resgate financeiro global virá com a construção de uma nova economia verde, de baixo carbono, com a geração de empregos sustentáveis e que não agravem o aquecimento global.

Um bom exemplo é que governo Lula não incentiva medidas sustentáveis às montadoras nacionais, enquanto nos EUA, Obama exige que a indústria automobilística construa modelos menos poluentes.
Outra ação comprometedora é a abertura de linha de financiamento para os abatedouros, que são um dos grandes responsáveis pelo desmatamento na Amazônia.

Fonte: O Estado de São Paulo