Pod, o escritório sustentável

Que tal um escritório sustentável e portátil?

Essa é a proposta da inglesa Archipod com o seu Pod, uma espécie de casulo pré-fabricado, feito basicamente de madeira (certificada, é claro).

vista externa do pod | imagem: archipod

A esfera tem aproximadamente 3 metros de diâmetro e graças à sua iluminação zenital, o espaço interno aparenta ser maior que o externo.

vista interna do Pod | imagem: archipod
vista interna | imagem: archipod

Os vidros utilizados são todos reciclados e cada módulo tem toda a rede elétrica e de iluminação dimensionados para o uso, além de telefonia, dados e detector de fumaça.

O Pod foi inicialmente desenvolvido para ser um escritório de jardim, mas também pode ser encomendado para outros usos, como quarto de brinquedos, estúdio, sala de meditação, casa de árvore, etc.

Confira algumas especificações técnicas:

planta baixa | imagem: archipod

A estrutura curva é composta por isolantes térmicos e acústicos de alta performance, que garantem temperaturas amenas durante todo o ano.
O piso não é incluso para oferecer liberdade de escolha a cada uso do Pod.

elevação | imagem: archipod

Todos os vidros são duplos, com caixilharia em aço inox e tratamento acústico.
O domus de 1 metro de diâmetro no topo do Pod foi dimensionado para maximizar a iluminação e ventilação naturais.

Se a ideia  é se locomover o mínimo possível até o trabalho, ter um Pod no quintal de casa é uma ótima alternativa para evitar o trânsito das grandes cidades, não é mesmo?
Pena que o custo ainda é muito alto, a partir de 12 mil libras, cerca de 36 mil reais, mas vale o conceito, que poderia ser replicado por aqui.

Deixe uma resposta