Plantbottle, da Coca-Cola

Preocupada em adaptar seus produtos a uma realidade cada vez mais comprometida com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou recentemente a linha plantbottle.

As embalagens PET convencionais são derivadas do petróleo, enquanto a plantbottle (ou garrafa planta, ao pé da letra) são fabricadas a partir de uma combinação de PET (70%) e bioplástico obtido da cana de açúcar e melaço (30%).

A empresa também informa que a embalagem é 100% reciclável, bem como as já existentes, e que não existe nenhuma mudança em peso, cor ou aparência das garrafas normais para as da linha plantbottle.

As nova embalagens serão vendidas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que acontecerão em Vancouver, no Canadá, para as marcas Coca-Cola, Sprite, Fanta e DASANI.

A meta da empresa é aumentar essa porcentagem nos próximos anos, até chegar aos 100%, e literalmente transformar lixo em recursos.

Sobre resíduos

Lembrando também que mesmo uma linha de embalagens como essa, produzida a partir de matéria orgânica, continua sendo um problema quando mal descartada.

Melhorar a composição e qualidade dos nossos resíduos é uma necessidade hoje, mas não podemos abrir mão da nossa responsabilidade com o que e como consumimos.

Confira o vídeo A História das Coisas, escrito e apresentado por Annie Leonard e que mostra todas as consequências causadas por nosso consumismo desenfreado.