Paisagismo residencial – Alto da Lapa

Estamos muito felizes com o resultado de nosso último trabalho, onde a Item 6 desenvolveu e executou o projeto paisagístico em uma cobertura residencial.

Antes

Encontramos um espaço sem áreas verdes definidas e com apenas alguns vasos sem qualquer manutenção, deixados pelo antigo morador, como mostra a imagem a seguir.

situação da área antes da intervenção

Nesta área havia um piso de cimento queimado apresentando rachaduras e um banco curvo em concreto que foi removido.
Os degraus, também em concreto, que levavam ao piso superior, foram substituídos por madeira, seguindo o padrão existente em outras áreas.

Depois

Nesta mesma área, o piso foi revestido com um deck de madeira e pedriscos na cor palha.
Uma parte do muro existente foi revestida com tábuas de madeira de demolição e em outra parte um novo muro verde, com irrigação automatizada, foi implantado.

área revitalizada por projeto paisagístico | imagem: léo barrilari

Plantamos em três grandes vasos as espécies Bambu mossô torto (Phyllostachys pubescens) e Dasilírio (Dasylirium serratifolia), que deram vida e leveza ao ambiente externo.

Já no muro verde, executado através da técnica de tijolos, foram plantadas as espécies Russélia (Russelia equisetiformis) e Filodendro (Philodendron Xanadu) que proporcionaram o efeito esperado à essa área, criando um novo ambiente de estar e contemplação.

muro verde com irrigação automatizada | imagem: léo barrilari

Também intervimos na área superior da cobertura, revestindo um vão do piso com um deck de madeira e plantando a espécie Papiro (Cyperus papyrus) em um canteiro próximo à piscina.
O Papiro é uma espécie aquática que se adapta muito bem em áreas como essa.

área da piscina com papirus | imagem: léo barrilari

Varanda Antes

A área da varanda, no pavimento inferior do apartamento, encontrava-se vazia e com o deck de madeira bem danificado, como mostra a imagem a seguir.

situação da varanda antes da intervenção

Varanda Depois

Sugerimos a implantação de mobiliário de madeira certificada, tratamento do deck existente, além da substituição dos pedriscos existes por maiores, na cor branca.
Também plantamos em um grande vaso uma palmeira da espécie Fênix (Phoenix roebelenii), que se adaptou muito bem ao local devido à grande incidência de luz.

varanda com mobiliário de madeira certificada | imagem: léo barrilari

Para maiores informações sobre os serviços prestados, acesse o site da Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade.

Imagens: Léo Barrilari

7 comentários em “Paisagismo residencial – Alto da Lapa

  1. Amei esse trabalho,,,pois nestes tempos de muito calor, as plantas fazem uma grande diferença….deixa o ambiente mais arejado e muito gostoso de ficar no final do dia, relaxar um pouco.
    Muito bom.

  2. Prima,

    Adorei vc é 10 no que faz um dia quando eu for construir uma casa vou te contratar.

    Beijos

    Marcello.

  3. Karla, seu projeto deu muita vida à área, as plantas foram escolhas felizes, a varanda ficou linda.
    De muito bom gosto.
    beijo
    Mayce

  4. Fantástico. Lindo trabalho. Parabéns.
    Eu mora em casa e tenho todas as laterais com muros muito altos.
    Vc. poderia das algumas dicas para fazer um muro verde?
    Ele fica próximo às janelas dos quartos dos meus filhos e a maior preocupação com plantas, como, por exemplo, trepadeiras, é que junte mosquitos e insetos.
    Se puder me dar algumas dicas eu agradeço.
    O pé do muro fica em área de piso, assim, poderia fazer apenas um pequeno corte no piso, junto ao muro, para plantar.
    Aguardo,
    Obrigada,
    Abs. Cristina

  5. Espero ajudar você Karla Cunha com esta mensagem para este blog que acompanhamos a um bom tempo,com esta grande novidade de deck. DECK DE MADEIRA WPC, a beleza da madeira SEM NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO,para área externa e ao redor de piscina. Indicado para obras de alto padrão. Fornecedor de construtotras e venda para consumidor final.Entregamos e instalamos em todo Brasil.Nosso site é http://www.wpcdobrasil.com.br , abraço!

Deixe uma resposta