Padronização de plugues e tomadas

plugue_tomadaVocê sabia que a partir do ano que vem as tomadas e plugues usados no Brasil passarão a ter um padrão obrigatório?

A unificação dos dispositivos foi divulgada essa semana pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

NBR 14136 – Plugues e Tomadas, estabelece que o pino chato desaparece e permanecem apenas dois modelos, de dois e três pinos arredondados.
Já as tomadas terão sempre entrada para os três pinos redondos.

A mudança será feita em quatro etapas e até lá, todas as empresas desse segmento terão que adaptar seus produtos à nova norma, conforme os prazos a seguir:

  • 01/01/2010: A partir dessa data a indústria só poderá fabricar eletrônicos com os novos plugues;
  • 01/10/2010: Vence o prazo para que os fabricantes e importadores coloquem produtos com plugues antigos no varejo;
  • 01/12/2011: Vence o prazo para que o comércio varejista venda, de maneira avulsa, plugues e tomadas dos modelos antigos;
  • 01/07/2011: Todo o comércio só poderá vender aparelhos eletroeletrônicos com plugues do novo padrão.
datas_inmetro1
datas limites para adaptação à norma - plugues | imagem: inmetro

datas limites para adaptação à norma - tomadass | imagem: inmetro
datas limites para adaptação à norma - tomadass | imagem: inmetro

Essa medida tem como objetivo evitar o desperdício de energia, sobrecarga e o superaquecimento da instalação, que pode causar curto-circuito e incêndio.

Nos últimos dez anos, mais de 35 mil incêndios foram provocados por problemas semelhantes em São Paulo.
Eu mesma presenciei um, que destruiu um apartamento no prédio onde eu morava quando criança, em Santos, causado por um problema no plugue de um rádio-relógio.

Isso mostra que essas mudanças, apesar de todas as adaptações que teremos que fazer, nos trarão segurança e maior qualidade nos produtos que levamos para nossas casas.

Fonte: Jornal da Tarde