O garoto que domou o vento

Aproveitando a inspiração gerada pelo TEDxSP, gostaria de compartilhar com vocês a incrível história de William Kamkwamba, o garoto que domou o vento.

Esse jovem malauiano, quando tinha 14 anos de idade, não pensou duas vezes antes de fazer a diferença.

Diante da fome e miséria de sua família e também da vila onde morava, William resolveu estudar por conta própria, em livros da biblioteca da escola, que tratavam sobre geração de energia eólica.

A ideia era construir um moinho de vento que pudesse gerar energia e bombear água do subsolo para irrigação da plantação de sua família.

E foi exatamente isso que ele fez, só que sem qualquer recurso, garimpando por materiais no lixo e em um ferro-velho, onde tubos de PVC, restos de uma bicicleta e um ventilador quebrado foram transformados na primeira fonte de energia daquela região.

Sua força de vontade e superação inspirou pessoas em todo mundo, o que fez com que ele fosse convidado a falar por duas vezes no TED.

Confira a seguir a segunda palestra e para habilitar as legendas em português, clique em “view subtitles“.
|

São exemplos como William que o mundo precisa hoje, pessoas como esse menino, que apesar de todas as grandes dificuldades em sua vida, não desistiu de acreditar em seus sonhos e, principalemente, em si mesmo.

Confira o blog do William, onde mais detalhes sobre a sua história e seus projetos podem ser acessados.

O livro “The Boy Who Harnesses the Wind” ainda não está disponível nas livrarias brasileiras, mas pode ser comprado na Amazon por US$15,47.

Deixe uma resposta