Natal nada sustentável

Hoje é dia 25 de dezembro e como em todos os outros anos, comemoramos o Natal com muita fartura, consumismo e cada vez mais distantes dos verdadeiros propósitos desta data.

Acredito que seja assim com a maioria das famílias, que se reúne para uma farta comilança e a tão esperada troca de presentes, não é mesmo?
E você, o que acha do consumismo desenfreado nessa época do ano?

Até hoje eu ainda não vi nenhuma campanha de alerta às pessoas sobre as consequências dessa prática, tão esperada todos os anos. E não se trata apenas da quantidade e sim da qualidade daquilo que se consome.

Sinceramente, acho muito pouco provável que esse momento eufórico das compras de fim de ano seja abalado por questões ambientais, afinal, o que poderia acontecer de fato? Desastres ambientais parecem tão distantes de nós e o que eles têm a ver com as coisas que compramos?

Claro que o mundo não deixará de consumir, o que precisa ser mudado (e rápido) é a qualidade dos produtos que levamos pra casa.
Precisamos assumir de vez essa responsabilidade, pois somos nós que comandamos o mercado e se passarmos a exigir produtos ambientalmente corretos, teremos cada vez mais opções disponíveis.

Confira o vídeo “The Story of Stuff” ou “A História das Coisas” que mostra muito bem as consequências do consumismo desenfreado e o que podemos fazer para controlar essa situação.

Deixe uma resposta