Monumento e museu em homenagem à Pelé

Projetado por Oscar Niemeyer, o monumento que ficará em frente ao Museu Pelé, em Santos, SP, eternizará a imagem do soco no ar de Pelé, comemoração que o atleta fazia após os seus gols.

A escultura de concreto com 20 m de altura receberá a imagem da comemoração, que será vazada e terá aproximadamente 5 m de altura.
O monumento contará também com uma bola de concreto com 7 m de diâmetro que, segundo Niemeyer, está “ligada a Pelé”, onde também haverá uma sala de projeção.

área interna do museu com bola de concreto | imagem: piniweb

O local deve se tornar mais um ponto turístico na cidade, juntamente com o museu, projetado pelo arquiteto Ney Caldatto, que está sendo construído desde o começo do ano, no perímetro do Casarão do Valongo, no Centro Histórico de Santos.

O museu prevê a preservação e restauração da fachada e a reconstrução de todo o interior do Casarão do Valongo, onde será abrigado um espaço moderno, amplo e iluminado.
Construído em 1865 o imóvel já abrigou a sede da Câmara e da Prefeitura de Santos e atualmente encontra-se desgastado, em função das ações do tempo e de alguns incêndios que destruíram as paredes internas e a cobertura.

fachada restaurada para o museu | imagem: piniweb

O museu terá três blocos interligados onde no central, com 550 m², ficará a entrada e espaço para lojas, café e sanitários.
O bloco 1, com 1.405 m², abrigará as exposições temporárias, um auditório de 80 lugares em forma de esfera e o setor administrativo.
O bloco 2, por fim, será formado por uma área de 1.232 m², onde ficará o acervo de objetos e documentos conservados por Pelé durante sua carreira.

vista interna do museu | imagem: piniweb

A criação do museu constitui uma importante etapa no processo de revitalização turística e cultural da zona portuária da cidade, que nos próximos anos receberá empreendimentos como a nova sede da Petrobras, o Porto Valongo e a Fundação de Tecnologia e Conhecimento.

Os próximos passos da obra do Museu Pelé são a execução dos blocos de fundação, a restauração das paredes remanescentes e a execução da estrutura.
A conclusão está prevista para 2012 e está orçada em R$20 milhões.

Confira o que já foi postado no blog sobre a cidade de Santos.

Fonte: PINI Web

Um comentário em “Monumento e museu em homenagem à Pelé

Deixe uma resposta