Logo verde do Mc Donald´s

Eu já havia postado aqui sobre as ações que o Mc Donald´s vem tomando na tentativa de se tornar ecologicamente correto.

Sinceramente não acredito nisso, até acho possível, mas uma mudança desse porte exige um engajamento maciço de toda a cadeia de uma organização, inclusive na reformulação de seus produtos e serviços.

Na Europa, as lojas começaram a substituir o tradicional logo amarelo e vermelho por um novo, verde escuro, que passa ao público uma ideia de ambientalmente amigável.

loja com o novo logo na alemanha | imagem: cidade marketing
loja com o novo logo na alemanha | imagem: cidade marketing

Aqui no Brasil, uma loja verde foi inaugada em dezembro de 2008, na Riviera de São Lourenço, município de Bertioga.

Entre algumas inovações, estão a captação e reúso de água de chuva, substituição de lâmpadas fluorescentes por LEDs, aquecimento da água através de energia solar, entre outras, mas o que eu vejo em São Paulo ainda está muito longe de se tornar sustentável.

A loja da Av. Henrque Schaumann, por exemplo, costuma lavar sua área externa com máquinas de alta pressão, tipo WAP, e o lixo dentro da loja, onde os usuários separam plásticos, líquidos e restos de alimentos, acabam todos em um mesmo lugar, segundo o próprio funcionário.

mcdonalds
lavagem de piso com máquina de alta pressão

É o que eu sempre digo, não basta tomar algumas medidas ecologicamente corretas se a sua principal atividade vai contra todos os princípios sustentáveis.

Essas ações não podem ser isoladas, elas têm que fazer parte do sistema de gestão de uma empresa e do cotidiano de cada um.

Fonte: Cidade Marketing