Livraria El Ateneo

Eu adoraria conhecer esse lugar e ele nem tá tãolonge assim, né?

Estou falando do edifício do antigo cine-teatro Gran Splendid, localizado no centro de Buenos Aires, que foi transformado na Livraria El Ateneo.
O projeto é do arquiteto Fernando Manzone, que buscou respeitar, conservar e restaurar a construção original, de 1903, adaptando-a às necessidades da nova função.

el ateneo - fachada
el ateneo - fachada l imagem: o que se faz

Tudo foi adaptado ao novo uso, mas o espaço se manteve fiel à estrutura do teatro, por exemplo, fileiras de estantes substituíram as das antigas poltronas.
Já áreas de acessos, sala de projeção, camarotes e palco passaram apenas por obras de restauração e pintura.

projeto/perspectiva l imagem: fernando manzone
projeto/perspectiva l imagem: fernando manzone

O arquiteto optou por  instalar o café no palco, cujo teto recebeu vidro incolor para permitir a entrada de luz natural e a melhor apreciação das instalações cênicas recuperadas.

A circulação era particularmente importante no projeto, pela necessidade de melhorar os acessos públicos sem alterar a estrutura do edifício.
Com esse objetivo, foram implantados dois elevadores em lugares estratégicos e criou-se um espaço arredondado para abrigar as escadas rolantes que levam ao subsolo.

vista do palco l imagem: flickr
vista do palco l imagem: flickr

vista geral l imagem: fernando manzone
vista geral l imagem: fernando manzone

No subsolo, há uma seção de literatura infantil e, nos pisos superiores, uma galeria de arte e uma seção de música clássica.
A loja tem cerca de 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs.

Fontes: Arco Web, Folha Online

Deixe uma resposta