Leroy Merlin sustentável

Estive nessa semana na Leroy Merlin da Av. Ricardo Jafet, em São Paulo, e vi esse caixa, bem na entrada da loja,  que me chamou a atenção.

caixa para coleta de pilhas e lâmpadas a serem recicladas

Trata-se de um coletor com três compartimentos separados, um para lâmpadas incandescentes, outro para as fluorescentes tubulares e o outro para pilhas.

Uma importante iniciativa que mostra o comprometimento de uma empresa em se preocupar com os resíduos que comercializa.

Outras ações

A francesa Leroy Merlin já veio para o Brasil com um conceito ambiental muito bem formado, tanto que, replicou aqui a construção sustentável de suas lojas.

A loja de Niterói foi o primeiro estabelecimento do varejo brasileiro a receber o certificado AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Vanzolini, uma instituição independente.

Baseado na renomada certificação francesa Démarche HQE®, o Processo AQUA é a primeira certificação que leva em conta as especificidades do Brasil para adaptar os seus critérios.

Os benefícios garantidos por um empreendimento certificado são: qualidade de vida do usuário, economia de água, energia, disposição de resíduos e manutenção, além da contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Confira o que já foi postado no blog sobre o Processo AQUA.

A Leroy Merlin também participa e desenvolve projetos sociais que se refletem tanto no bem estar dos clientes e funcionários, como no desenvolvimento das comunidades do entorno das lojas e relacionamento com seus fornecedores.

Outras ações podem ser encontradas no site da Leroy, mas o importante aqui é registrar que existem muitas empresas comprometidas de fato com o meio ambiente e que é nosso papel saber diferenciar o que é realmente sustentável do greenwashing, que tanto vemos por aí.