Lâmpadas LED

Que falha! Eu que tanto defendo as lâmpadas LED só agora percebi que não tinha nenhum post no blog falando especificamente delas.
Mas como nunca é tarde para reparar lapsos como esse, aí vão algumas informações sobre o produto que reinventou a forma de iluminar.

Em inglês, a sigla LED significa light emitting diode ou diodo emissor de luz e essas pequenas lâmpadas estão presente tanto em componentes eletrônicos como em áreas gigantescas, quando agrupadas.

Na arquitetura e construção civil os LEDs revolucionaram por inúmeras vantagens que o colocaram no patamar de produto ambientalmente correto, confira alguma delas:

  • Consomem de 50% a 80% menos energia que as lâmpadas convencionais;
  • Sua durabilidade é de aproximadamente 100.000 horas. Usando 8 horas por dia, ela duraria até 24 anos, sem troca de peças ou manutenção;
  • As lâmpadas são produzidas com materiais recicláveis e não agridem o meio ambiente, pois não contém gases metálicos, mercúrio e outros elementos nocivos que compõe a estrutura das outras lâmpadas convencionais;
  • O retorno financeiro é garantido pela economia gerada. Exemplo: substituindo a lâmpada LED por uma convencional, com uso de 8 horas diárias,o retorno financeiro vem em 10 meses na economia de energia. Esta economia cobre a diferença do valor entre a lâmpada LED e a convencional sem considerar que a de LED a vida útil chega a 15 vezes mais que as outras sem troca ou custo de manutenção;
  • Os pontos fortes são a intensidade da luz, sua superioridade na capacidade de iluminação e grande economia que a tecnologia inserida na lâmpada gera e sua não agressão ao ser humano e ao meio ambiente.

Economicamente viável?

Sim, elas ainda são bem mais caras que as lâmpadas convencionais, mas não há dúvida que a substituição vale a pena, até porque, com uma maior demanda, a tendência é que esse custo caia bastante ao longo do tempo.

Na arquitetura vemos soluções incríveis, desde fachadas de edifícios, até interiores nunca antes imaginados e hoje temos fabricantes que nos ajudam muito na correta substituição das lâmpadas em nossos projetos.

interior decorado com leds | imagem: outdoor lighting designs
fachada de edifício em seul | imagem: the chosunilbo

Confira o que já foi postado sobre LEDs no blog.

Fonte: i-Lumes

3 comentários em “Lâmpadas LED

Deixe uma resposta