Eficiência energética: ferro de passar roupa

ferro_de_passar_roupaO ferro de passar roupa de casa parou de funcionar e precisei comprar outro às pressas.
Daí pensei, esse é um item que, por ser elétrico e produzir calor, deve ter um consumo considerável de energia, então eu devo buscar um que ofereça a melhor eficiência energética.

Só que, para minha surpresa, os ferros de passar roupa do mercado não apresentam nenhuma informação a respeito desse consumo nas embalagens, procurei até pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), para dar preferência a uma marca com a etiqueta, mas simplesmente não encontrei.

Depois fiz uma pesquisa nos sites de compra mais conhecidos e nada, ou seja, não tive opção de escolha quanto à eficiência energética. Tive a iniciativa de procurar um eletrodoméstico com um consumo menor de energia, estava disposta a até pagar mais caro por isso e acabei comprando sem esses parâmetros.

Encontrei no site do Procel, a lista dos equipamentos com o selo de energia, mas nada do nosso amigo ferro de passar roupa.

Já no site do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), são disponibilizadas algumas tabelas, como a dos produtos aprovados no Programa Brasileiro de Etiquetagem, mas foi no Programa de Análise de Produtos que encontrei o item Ferro Elétrico de Passar Roupa.

As informações são bem completas, onde as marcas fabricantes são analisadas em diversas categorias e ensaios, disponibilizando ao consumidor quais produtos estão ou não em conformidade com as normas estabelecidas.

Acabei descobrindo que o ferro elétrico de passar roupa é responsável por cerca de 13% do consumo energético em uma residência, conforme o gráfico a seguir.

fonte: inmetro
fonte: inmetro

Mas, apesar de toda a análise do Inmetro, importantíssima ao consumidor final, ainda lamento não termos escolha para comparar qual produto é o mais eficiente, na questão do consumo energético e espero que tenhamos em breve o selo Procel para essa categoria de produto.