O Ironbank, conjunto de edifícios comerciais projetado pelo escritório RTA Studio para a cidade de Aukland, na Nova Zelândia, tem despertado a curiosidade da mídia internacional, por sua concepção arquitetônica inovadora e conceitos sustentáveis.
A linguagem arquitetônica atípica das torres, que parecem containeres enferrujados empilhados sem alinhamento, rendeu ao RTA três prêmios do Instituto de Arquitetos de Aukland.
Recentemente, a construção conseguiu, pela primeira vez na história, o 5 Green Star, classificação máxima conferida pelo NZGBC (New Zealand Green Building Council), o conselho de edificações verdes na Nova Zelândia.
Finalizado em 2009, o Ironbank é composto por cinco torres de seis pavimentos dispostas em torno de uma praça e interconectadas por passarelas.
Além dos escritórios, nos pavimentos superiores, o conjunto dispõe de lojas e restaurante, no térreo, e de um estacionamento subterrâneo com sistema automático que empilha até 95 carros para aproveitar melhor o espaço.
Para obter o 5 Green Star, a obra incorpora soluções que minimizam o consumo de água e de energia.
Além do aquecimento solar de água e de um sistema de captação da água pluvial, utilizada na irrigação dos jardins e descarga dos vasos sanitários, o conjunto arquitetônico não utiliza ar condicionado, apenas a ventilação natural associada a um sistema de refrigeração noturno.
Sobre o gerenciamento de resíduos na obra, muitas vezes ignorado durante a execução, cerca de 95% do entulho gerado foi reciclado.
Confira o Processo AQUA, primeiro selo de certificação sustentável desenvolvido no Brasil.
Fonte: ARQ!BACANA