Você conhece o blog Eco-Chick?
Ele foi criado em 2005 pela bióloga e geóloga americana Starre Vartan, que dá dicas valiosas sobre o consumo consciente.
Confira a entrevista a seguir, que saiu na revista Exame, em 02/12/09, onde ela analisa o crescimento da onda de artigos ecologicamente corretos.
- Qual a principal regra que o consumidor precisa seguir para estar em sintonia com a sustentabilidade?
Consumir menos. Essa é a forma mais simples tanto de economizar dinheiro quanto de reduzir seu impacto pessoal no meio ambiente;
- Não é ingênuo demais falar em reduzir o consumo numa época em que bilhões de pessoas esperam justamente o contrário: vencer a barreira da pobreza para poder consumir?
Quem precisa consumir menos hoje são as pessoas dos países mais ricos. Quando as faixas menos favorecidas conseguirem acesso ao mercado, o ideal é que já tenhamos uma cultura de consumo consciente;
- Até que ponto o preço dos produtos sustentáveis inibe seu consumo?
De fato, em geral, os produtos sustentáveis ainda são mais caros. Nessas ocasiões, o consumidor deve lembrar que está pagando mais por um meio ambiente mais saudável. Isso tem preço? Mas é preciso lembrar também que é possível consumir de forma consciente sem gastar muito. Comprando em feiras livres, por exemplo;
- A compra em feiras livres não é uma solução simplista e ultrapassada?
A solução é comprar alimentos de sua região, encontrados em lugares diversos: de feiras livres a hipermercados. Quando se pensa em consumo consciente, é preciso colocar na conta itens como o combustível do transporte dos produtos e até o gasto com as embalagens;
- Quais os setores da indústria de produtos sustentáveis que crescem mais?
As empresas de moda ecologicamente correta crescem num ritmo mais rápido. Há linhas de moda ecológicas hoje de todo preço, da alta-costura ao mercado de massa;
- Apesar disso, a indústria da moda ainda é alvo constante de protestos radicais, como os de manifestantes espirrando spray em casacos de pele. O que a senhora acha dessas manifestações?
Defendo os protestos e os boicotes de produtos como uma forma de pressionar por mudanças. Os consumidores devem usar a voz e a opinião para fazer com que essas empresas assumam que suas práticas e produtos são tóxicos;
- Numa lista publicada em seu blog, empresas como Walmart e Nestlé foram classificadas entre as campeãs de irresponsabilidade ambiental. A senhora não reconhece nenhum avanço delas nos últimos anos?
Algumas delas estão se esforçando sim, como é o caso do Walmart, mas ainda têm muito trabalho a fazer para limpar sua imagem.
Acredito que essa seja a mais importante de todas as orientações para o combate ao aquecimento global.
Somente mudando radicalmente nossos hábitos de consumo, teremos impactos realmente significativos ao meio ambiente.
Aproveite para conferir o vídeo “A História das Coisas”, já postado aqui no blog.
Ele nos alerta para todos os problemas causados por nosso consumismo desenfreado e inconsequente, e como podemos reverter essa situação.
Achei meio fraquinha as perguntas, a pessoa q as formulou nao manja nada de sustentabilidade, definitivamente…
Olá Claudia,
Obrigada pelo comentário!
Podem até ser meio fraquinhas como você falou, mas não esqueça que a maioria das pessoas ainda estão muito por fora dessa realidade!
Eu recebo cada pergunta aqui que você não acreditaria!
Nós que tratamos desse assunto em nosso dia-a-dia, às vezes nem nos damos conta de como ainda falta muito a fazer com as pessoas de um modo geral, pois acredito que somente através da educação conseguiremos ter bons resultados nessa longa caminhada, não é mesmo?
Até mais,
Karla.