Dia Mundial Sem Carro 2011

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro + Semana da Mobilidade é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade.

Além disso, é propor às pessoas que dirigem todos os dias que percebam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

A idéia é estimular que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover  (a pé, de ônibus, de metrô, de bonde, de trêm, de bicicleta) e vivenciar de perto a cidade onde vive.

Por onde começar

  • Articule no trabalho ou na faculdade um grupo de colegas para irem juntos de bicicleta ou a pé;
  • Convide seus colegas a aderirem opções de transporte coletivo para chegar ao trabalho, como linhas de ônibus e metrô;
  • Promova discussões na faculdade, em casa ou no local de trabalho sobre a dependência de nossa sociedade em relação aos automóveis e as consequências para nossa qualidade de vida;
  • Entre em contato com governantes e outras autoridades. Peça prioridade a projetos voltados para melhorar ciclovias, bilhete único, corredores exclusivos para ônibus e obras de metrô;
  • Tente ir além do Dia Mundial sem Carro e passe a se locomover mais a pé, de bicicleta, ônibus ou metrô;
  • Tente tirar o carro, ao menos um dia na semana. Isso fará diferença no meio ambiente.

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, experimente fazer suas atividades diárias como ir ao trabalho, faculdade, academia, escola ou à padaria a pé, de metrô, de ônibus ou quem sabe transformar seu caminho em um descontraído passeio de bicicleta.
Assim, você foge dos engarrafamentos e ainda ajuda o planeta.

Conheça mais sobre o Coletivo de Mobilização do Dia Mundial Sem Carro da cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta