Desperdício de água

planeta_aguaVocê é uma pessoa, que assim com eu, fica indignada com alguns flagrantes de falta de educação e bom senso nas ruas da cidade?

Eu já me deparei com cenas bem absurdas mesmo, latinha de refrigerante pela janela do carro (às vezes até em estradas), bituca de cigarro e lixo das mãos das pessoas diretamente ao chão, e a mais comum de todas, pessoas lavando as calçadas e desperdiçando muita água.

É impressionante a facilidade de encontrar isso nas ruas da cidade, basta dar uma volta à pé para ver alguém empurrando uma folhinha até o meio-fio com uma mangueira na mão.
Pra quê usar uma vassoura, né? Com a mangueira é tão mais prático e “inteligente”!

No meu caminho diário ao trabalho, eu encontro a mesma senhorinha, com suas “galochas 7 léguas” (se você tem menos de 30 anos provavelmente não vai saber o que são), empunhando firme e forte a sua mangueira e lavando, com a maior calma do mundo, a calçada em frente à sua casa.

Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.
Isso quando não são as máquinas de alta pressão, tipo WAP! Essas deveriam mesmo ser proibidas, pois se uma mangueira gasta tudo isso, imagina a água sob toda aquela pressão!

As fotos abaixo foram tiradas por mim, a primeira no Mc Donald´s da Av. Henrique Schaumann, em São Paulo, onde a WAP é sempre usada para lavagem do piso.
E a outra é na Rua Sampaio Vidal, também em São Paulo, onde os moradores têm o hábito de manter suas calçadas sempre bem limpinhas.

mc donald´s pinheiros
mc donald´s desperdiçando água
rua sampaio vidal, pinheiros
lavagem de calçada na rua sampaio vidal

Sabe qual seria a solução para tanto desperdício?
Aumentar o custo da água para o consumidor final, pois nesse país as coisas só funcionam dessa forma, quando se mexe no bolso!