Centro Desportivo Sustentável

semente

Estou muito feliz por fazer parte da equipe que está empenhada em construir o primeiro centro desportivo totalmente sustentável.

E o grande idealizador dessa empreitada é o Marcos Bensoussan, da Setri Consultoria em Sustentabilidade, que abraçou o projeto com muita paixão e entusiasmo, descrito por ele a seguir:

“Temos edifícios, casas e várias contruções utilizando os conceitos de sustentabilidade. Escuto que grandes projetos de centros esportivos nas olimpídas serão sustentáveis e até agumas passadas já usaram estes bons conceitos. A nossa idéia é simples, contruir um pequeno modelo em que nós simples humanos possamos ver e usufruir destes conceitos no nosso dia a dia. Não temos que participar de mega eventos para olhar e ver algo com este conceito. Simplesmente queremos um Centro Desportivo Sustentável, desde seu projeto (básico) atá a operação final. Ter um lugar onde qualquer pessoa possa ver e sentir um sistema de energia eólica, aquecimento solar, materiais reciclados sendo usados na contrução e até algo para beber e comer que seja saudável. Nesta idéia, queremos que as crianças possam receber cursos para um dia quem sabe administrarem centros como este. Queremos ver pessoas da terceira idade andando por um caminho confortável, pessoas que usem cadeira de rodas que possam jogar basquete, jovens que queiram aprender de como se pode fazer algo para salvar o planeta. Sabe, queremos só fazer algo de bom para as pessoas. Uma idéia que está crescendo, quem sabe possamos ainda este ano ter uma boa notícia. A todos que estão ajudando, continuem, passem aos amigos quem sabe mais ideias venham ao nosso encontro. CENTRO DESPORTIVO SUSTENTÁVEL, uma idéia que será realidade”.

Acredito totalmente nesse conceito e tenho total convicção de que um projeto não consegue ser sustentável se não abordar todos os aspectos como um todo.
Não basta a arquitetura ser sustentável sem que haja uma continuidade em seu uso, sem que os usuários estejam envolvidos em todo o programa, até para que exista um comprometimento em manter o projeto e todo o seu entorno.

O local escolhido foi a Praça Arlindo Rossi, no Brooklin e a população local já está sendo consultada, de modo a integrá-la ao máximo com o projeto, confira o mapa:

Exibir mapa ampliado

Acompanhe o andamento do projeto através do blog do CDS.

Confira o que já foi postado sobre o Centro Desportivo Sustentável.

Deixe uma resposta