Burle Marx no MAM

Estive, no último sábado, na exposição “Roberto Burle Marx 100 anos: A permanência do instável” e só posso dizer uma coisa: não deixe de visitá-la!

A exposição, que está em cartaz no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), comemora os cem anos de nascimento do artista, que pra quem não sabe, era, além de paisagista, excelente pintor, desenhista, tapeceiro, gravador, ceramista, cenógrafo, músico, joalheiro e cantor.

Nascido em São Paulo e da mesma família que o filósofo Karl Marx, o artista morou na Alemanha durante a juventude, onde conheceu, através da estufa da cidade de Dahlen, a flora brasileira.

Ele teve contato direto com os grandes nomes do Modernismo nacional, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, sendo inclusive assistente de Cândido Portinari.
Aliás, algumas telas da exposição deixam essa influência muito visível e a semelhança nos retratos é realmente impressionante!

A foto a seguir mostra a belíssima tapeçaria, feita em 1967 para a Prefeitura de Santo André.
Pela imagem não é possível ter a real noção de suas dimensões: 26,38 x 3,27 m, que de tão grande, pode ser vista através de vários ângulos da exposição.

eu, diante da tapeçaria feita por burle marx l imagem: andré nogueira
eu, junto à tapeçaria de burle marx l imagem: andré nogueira

Também pude rever uma rara imagem, a do jardim projetado para a sede do Banco Safra, na Av. Paulista. Em 2004, quando trabalhei na construção de alguns estandes para o Banco, tive a oportunidade, durante algumas reuniões, de ver de perto o maravilhoso (e infelizmente privado) jardim suspenso que Burle Marx projetou em 1983.

jardim do banco safra, na av. paulista l imagem: andré nogueira
jardim do banco safra, na av. paulista l imagem: andré nogueira

A exposição fica em cartaz de 17/07 a 13/09/09, na Grande Sala do MAM, portanto você ainda tem muito tempo para programar sua visita!

Veja também o post sobre o tombamento do acervo de Burle Marx.

Maiores informações:
Local: MAM – Parque do Ibirapuera, portão 3
São Paulo – SP
Fone: (11) 5085-1300
Horários: terça a domingo e feriados das 10h às 18h
Entrada: R$5,50 l meia-entrada para estudantes l entrada gratuita para menores de 10 e maiores de 65 anos.