Brises

Você provavelmente já viu os brises por aí, instalados nas fachadas de casas e edifícios.
O brise-soleil, ou ao pé da letra, quebra-sol, é um elemento arquitetônico que tem como função principal o controle da incidência de radiação solar na edificação.

Ele é formado por um conjunto de lâminas, fixas ou móveis, dispostas horizontal ou verticalmente, mas que precisam de minuciosos cálculos com cartas solares, do local onde será implantado, para que o resultado seja realmente eficiente.

brise vertical instalado em residência
brise vertical em madeira instalado em residência

Como implantá-los?

De um modo geral, levando-se em conta a posição do sol no hemisfério sul, existem algumas regras básicas para a instalação dos brises nas fachadas.

Para as faces leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e da tarde, prefira os brises com aletas verticais. Já nas fachadas voltadas ao norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. A fachada sul já não necessita tanto, pois tem uma incidência de sol muito menor.

brises horizontais em fachada de prédio comercial | imagem: lumibrise
brises horizontais em fachada de prédio comercial | imagem: lumibrise

Eficiência energética

Com todas as questões ambientais em destaque, a arquitetura redescobriu que elementos construtivos como o brise, oriundo da arquitetura moderna, são grandes aliados em projetos onde os custos com iluminação e ventilação artificial precisam ser minimizados.

Em um edifício de concreto, por exemplo, que pode produzir de 2º C a 4º C de calor, os brises, quando bem projetados, chegam a reduzir a incidência solar em quase 100%.
Imaginem então quanto desconforto térmico pode ser minimizado nas ilhas de calor das grandes cidades?

brise horizontal na sede da polícia rodoviária federal, em brasília | imagem: sulmetais
brise horizontal na sede da polícia rodoviária federal, em brasília | imagem: sulmetais

Manuais ou automatizados?

Nos grandes edifícios, onde torna-se inviável os ajustes manuais e periódicos das lâminas, conforme o posicionamento do sol durante o ano, a automatização dos brises é recomendada.

Já em residências e pequenos edifícios, esses ajustes podem ser feitos manualmente, mas sempre com a orientação de quem projetou o sistema, assim o brise desempenhará o seu importante papel com os resultados esperados.

vista interna de brise de madeira instalado em residência | imagem: biselli katchborian
vista interna de brise de madeira instalado em residência | imagem: biselli katchborian

Quem sabe esses incríveis elementos arquitetônicos não voltem com força total às nossas cidades, afinal temos sol na maior parte do ano e não precisamos seguir os padrões ditados por países com condições climáticas completamente diferentes das nossas.

Além do resultado estético que os brises podem oferecer, as vantagens, quanto à eficiência energética e conforto térmico, são enormes, o que fazem dessa solução um importante diferencial por uma arquitetura mais sustentável.

A Item 6 Arquitetura conta com a parceria da empresa Lumibrise em seus projetos, portanto, entre em contato conosco para a orientação técnica e personalizada a seus projetos arquitetônicos, tanto residenciais, como corporativos ou industriais.

8 comentários em “Brises

  1. gostaria de saber por quanto esta o m de brise, pois tenho que atender um cliente que quer colocar 50m de bruse em sus e não estouencontrado representante de brise em pernambuco , fone
    (81)41041787 por favor entre em contatotmais rapido o possivel, tenha um bom dia

    1. Então Grauciene, nós não comercializamos nenhum produto divulgado no blog.
      Todos os dias eu recebo várias ligações de pessoas que ainda não entederam que o blog é um veículo de notícias e eu tenho um escritório de arquitetura!

      Boa sorte,
      Karla.

  2. Boa tarde Karla!!!
    Eu estou fazendo mestrado em ciencias naturais, e estou precisando de fotos de brises, telhado verde, paredes verdes,jardins internos e espelho d’agua com referencias, caso voçe tenha e puder me fornecer serei grato. bo mais obrigado.

    1. Olá Everton,

      Nesse caso não seria brise, pois estes elementos são implantados em superfícies verticais, como muro e paredes.
      O que você quer é uma cobertura de vidro com estrutura de madeira, pelo que entendi.

      Boa sorte e até mais,
      Karla.

  3. Karla,

    Além das funções de controle de luminosidade, esta opção artq tmb pode auxiliar na incidencia de ventos e chuva? meu projeto exige um grande brise, mas a maior necessidade é p vedar/privacidade, e segurar chuvas e ventos no interior da minha casa!!

    Abs

    Alexandre

Deixe uma resposta