Bola que gera energia

A cada dia que passa, novas tecnologias a favor do meio ambiente são desenvolvidas, e quando vemos que itens do nosso dia-a-dia podem ter seu uso revisto, isso é ainda mais interessante.

Eu vejo infinitas aplicações para o uso da energia cinética, que produzimos em nossas tarefas cotidianas, afinal, estamos sempre em movimento e toda essa energia precisa ser aproveitada!

E foi trabalhando nesse conceito que quatro estudantes de engenharia da Universidade de Harvard desenvolveram uma bola de futebol que gera energia elétrica.

A Soccket, enquanto é chutada, consegue captar a energia do impacto, que normalmente é perdida.

Apenas 15 minutos de movimento da Soccket são suficientes para iluminar uma pequena lâmpada de LED por 3 horas ou carregar um aparelho de celular.

O lado social

Existe uma enorme carência mundial por soluções energéticas baratas, simples e limpas.

Na maioria dos países africanos, por exemplo, 95% da população vive sem acesso à eletricidade.

Com a tecnologia da Soccket, essas pessoas não precisariam caminhar por 3 horas simplesmente para carregar seus celulares.

soccket na áfrica do sul | imagem: soccket

A Soccket também beneficiaria a saúde de mais de 1 bilhão de pessoas, que ainda utilizam iluminação a partir da queima de querosene em seus lares e locais de trabalho.

Nesse países, infecções respiratórias são responsáveis pela maior causa de mortalidade infantil, ultrapassando doenças como AIDS e malária.

soccket no quênia | imagem: soccket

O projeto segue em testes na África do Sul e Quênia e, se der certo, a produção dessas bolas, tão inovadoras, poderá transformar a vida de mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, que ainda precisam de querosene para atividades simples do dia-a-dia.

Fonte: Super Interessante

Um comentário em “Bola que gera energia

  1. O carregador que gera energia na bola, poderá ser colocado nas rodas de automoveis, já que são usados constantemente.

Deixe uma resposta