Boa Praça

Você já ouviu falar no Movimento Boa Praça?

Ele é formado por um grupo de moradores dos bairros de Pinheiros, Lapa, Sumarezinho, Vila Romana e Vila Anglo, que buscam a revitalização das praças da região.

Tudo começou quando a pequena Alice, de 4 anos, pediu à sua mãe um parquinho novo para a Praça François Belanger.

“Aconteceu assim: um dia estava com a Alice no parque, conversando sobre sua festa de aniversário, quando ela me pediu para fazer a festa bem ali, no parquinho que estava todo detonado. Comecei a mobilizar amigos e vizinhanças para ajudar a recuperar a área e entrei em contato com a subprefeitura”, conta Cecília Lotufo, mãe da Alice.

“O coordenador de obras da subprefeitura me explicou que eles estavam começando a restauração das calçadas de várias praças, e depois de uma série de conversas, o parque entrou na lista de locais para reforma e instalação de brinquedos novos”, diz Cecília.

Depois dessa iniciativa, amigos, parentes, vizinhos, empresas locais e prefeitura se uniram pela causa.
A prefeitura se comprometeu a consertar as calçadas e instalar novos brinquedos, os amigos também se entusiasmaram, um decidiu construir uma amarelinha de pedra, outro iria colocar um balanço de pneu, um vizinho doaria mudas para serem plantadas, e até um supermercado do bairro resolveu instalar lixeiras no parque.

O resultado de todo esse agito foi uma inesquecível festinha de aniversário para Alice, que contou com oficina de mosaico para enfeitar os muros dos arredores, banda de chorinho e muitas brincadeiras, é claro!

Foram mais de 300 pessoas no dia da festa, todos convidados por mãe e filha, que foram pessoalmente em todas as casas e apartamentos próximos à praça. Elas contaram que na hora do parabéns, vários moradores apareceram em suas janelas para cantar com Alice!

Veja a seguir o convite para a festa:

convite para a festinha de alice
convite para a festinha de alice

E que bom que toda a mobilização não acabou com a festa de aniversário. Depois do evento, o grupo começou a promover piqueniques comunitários todo último domingo do mês para reunir os moradores, procurando fazer das praças um local de encontro, debate, diversão e inclusão.

um dos pic-nics comunitários da praça
um dos piqueniques comunitários da praça

O movimento continua crescendo, o último piquenique temático contou com mais de 2 mil convites entregues em torno de três praças da região.

Que bom que ainda existam pessoas que transformam ideias em metas a serem concretizadas.
Alguém tem que dar o primeiro passo e eu acredito de verdade que pequenas ações podem mover o mundo!

Deixe uma resposta