Água engarrafada nada saudável

Muito bacana uma matéria da Super Interessante sobre o consumo desenfreado e irresponsável de água engarrafada.

Você sabia que ela chega a custar 2 mil vezes mais do a água da torneira?
E que, segundo a Bottled Water Blues, 90% do custo dessa água está na fabricação do rótulo, tampa e garrafa, que usam recursos como petróleo?

E ainda tem mais, depois das etapas de produção, há o transporte do produto, onde muita energia é gasta na fabricação de embalagens resistentes para que a água possa viajar por todo o planeta, afinal, algumas pessoas não podem abrir mão da sua Perrier.

Depois do consumo, vem o descarte: 80% das garrafas acabam em aterros sanitários ou são incineradas, isso quando não vão parar nos oceanos, comprometendo a vida dos animais marinhos.

Grandes iniciativas

Mas nem tudo está perdido, aqui no Brasil, o movimento Água na Jarra incentiva o consumo de água filtrada no lugar das garrafinhas em restaurantes, empresas, hotéis e eventos.

Para participar, o estabelecimento se compromete a servir água em jarras e deve seguir algumas regras: usar água tratada fornecida pela concessionária pública da cidade, usar filtro purificador certificado pelo Inmetro, limpar periodicamente a caixa d´água e servir a água em recipientes reutilizáveis.
Confira os restaurantes que já aderiram à iniciativa.

Confira também o post sobre uma cidade na Austrália que aboliu o uso de água engarrafada.

Você também pode fazer a sua parte, abrindo mão das garrafinhas no dia-a-dia e também dos galões em casa.

Deixe uma resposta