Dica Sustentável 02: Adote o transporte verde

carro_verdeEu posso me gabar por quase nunca precisar usar o carro para me locomover, e também sei, que em uma cidade com São Paulo, isso é exceção.

Mas se você não tem o privilégio de morar próximo ao trabalho, aí vão algumas dicas para amenizar a sua parcela de emissão de poluentes à atmosfera:

  • Evite ao máximo usar o carro, vá a pé aos lugares próximos à sua casa;
  • Compre uma bicicleta e comece a pedalar;
  • Opte pelo transporte público sempre que possível.

Mas se o uso do carro for inevitável…

Você sabia que…

  • Se 1 milhão de motoristas deixassem o carro em casa, por pelo menos um dia, 20 mil toneladas de CO2 deixariam de ser emitidas à atmosfera?
  • 10,45 bilhões de litros de gasolina são desperdiçados anualmente pelos americanos parados em congestionamentos de trânsito?
  • Se 1 milhão de pessoas adotassem um sistema de carona, 1,7 milhão de toneladas de CO2 deixariam de ser emitidas à atmosfera?
  • Andar de bicicleta por meia hora por dia pode aumentar sua expectativa de vida em cerca de 4 anos?
  • Se 1 milhão de pessoas deixassem o carro em casa, uma vez por semana, e percorressem 11,5 km de bicicleta, seria possível reduzir a emissão de 100 mil toneladas de CO2 ao ano?

Sabemos que as nossas cidades ainda são muito deficientes quanto à qualidade dos transportes públicos e que muitas mudanças precisam ser feitas de modo a incentivar o uso desse transporte em massa, mas isso não quer dizer que não podemos fazer a nossa parte para minimizar o problema.

Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de mudança de hábitos que cada um de nós pode adotar para fazer a sua parte no combate ao aquecimento global.

Confira mais Dicas Sustentáveis e comente aqui sobre as suas atitudes ecologicamente corretas.

Bibliografia: ROTHSCHILD, David, The Live Earth: global warming survival handbook, 2007, trad. bras. Manual Live Earth de Sobrevivência ao Aquecimento Global, Barueri, Manole, 2007.

Um comentário em “Dica Sustentável 02: Adote o transporte verde

  1. Boa noite!
    Ótima matéria! Mas é bem complicado ficar mais de uma hora esperando onibus na parada chovendo no inverno gaucho de 2 graus negativos. Acredite isso acontece em pela região metropolitana.
    Se o trasporte público tivesse maior qualidade, com certeza as pessoas utilizariam, pois quem quer ficar uma hora parado no transito dentro de um carro? Mas convenhamos que é mais confortável do que na parada ao relento…
    A lógica é simples: se estistem mais horário de onibus e trem as pessoas automaticamente deixariam o carro em casa, como acontece em muitos locais do mundo… São empresas rovadas que têm concessão da prefeitura para fazer o transporte… Bem que algum empreendedor poderia aproveitar esse nicho de mercado. Aliás, o famoso táxi clandestino já circula e bem que podia ser “oficializado”…
    Abraços

Deixe uma resposta