Adote o telhado verde

Muitas pessoas entram em contato através do blog para conhecer melhor o telhado verde e saber se ele pode ser implantado de acordo com as suas necessidades.

Pensando em ajudar a esclarecer essas dúvidas, resolvi relacionar aqui os principais pontos dessa técnica que, além das inúmeras vantagens que podem proporcionar, também é relativamente simples de ser adotada.

Principais dúvidas:

  • Quanto custa um telhado verde?
    O custo de implantação de um telhado verde depende diretamente das condições do local onde ele será instalado.
    A superfície pode ser tanto de telhas como de uma laje existente, mas ambas precisam estar impermeabilizadas e em boas condições construtivas, evitando-se assim problemas estruturais ou de infiltrações futuros.
    Caso as condições estejam ideais, o custo para implantação de um telhado verde pode variar de R$100,00 a R$150,00 por m².
  • Qualquer pessoa pode instalar um telhado verde em uma cobertura?
    Não, esse serviço requer mão-de-obra especializada e a supervisão de profissionais qualificados, como arquitetos, paisagistas, engenheiros civis ou agrônomos.
    A má execução de uma obra como essa pode causar sérios danos a uma edificação e a seus usuários, por isso é de fundamental importância a escolha certa na hora de contratar a sua implantação.
  • Qualquer espécie pode ser plantada no telhado verde?
    Não, essa técnica exige muitos cuidados, principalmente com o sobrepeso na estrutura onde o telhado verde for implantado.
    O cuidado com o crescimento das raízes também é um fator muito importante, por isso um especialista poderá indicar as espécies adequadas a cada situação.
  • Quais as principais vantagens do telhado verde?
    Além de contribuir para minimizar as emissões de CO2 à atmosfera, os telhados verdes proporcionam conforto térmico e acústico à edificação, atuam diretamente na proteção estrutural e pluvial da área implantada, além das vantagens estéticas e arquitetônicas, que valorizam o imóvel onde está implantado.
    Em um edifício de escritórios, por exemplo, o telhado verde pode reduzir em até 30% o consumo de energia, graças à minimização do uso do ar condicionado em suas dependências.

Confira o que já foi postado no blog sobre os telhados verdes.

Para maiores informações sobre projeto e  implantação de telhados verdes, entre em contato.

Deixe uma resposta