A volta das fraldas de pano

Como alguns de vocês já sabem, eu serei mamãe no final desse ano, e posts sobre produtos verdes para bebês me pareceram bem convenientes!

A discussão do momento entre os futuros pais “eco-chatos” é sobre a volta do uso das fraldas de pano.

Os números são realmente assustadores, afinal, em média 2% de todo o lixo mundial correspondem às fraldas descartáveis, confira outros dados:

  • Durante os primeiros 2 anos de vida, uma criança usa, aproximadamente, 5.500 fraldas;
  • Em lixões, elas levam, em média, 450 anos para se decompor;
  • A cidade de São Paulo produz 13 mil toneladas diárias de lixo, ou seja, 260 toneladas são de fraldas descartáveis;
  • Cerca de 1 bilhão de árvores são usadas por ano, em todo o mundo, na indústria de fraldas descartáveis.

Existem hoje vários sites que incentivam o uso das fraldas de pano, inclusive com dicas de lavagem e cuidados especiais, mas a maioria das pessoas ainda assimila essa escolha a um retrocesso cultural, já que as fraldas descartáveis são muito mais práticas.

E são mesmo, o bebê suja, você tira e joga fora.

Mas e toda aquela sua consciência ambiental e vontade de fazer a sua parte pelo planeta?
Ela, sem dúvida nenhuma, esbarra na obrigação de ter que lavar inúmeras fraldas de pano todos os dias!

E se estamos falando de uma mãe, que assim como eu, trabalha e não tem uma empregada fixa para ajudar, isso significa mais uma árdua tarefa agregada aos cuidados integrais que um recém-nascido exige!

O fato é que essa é uma decisão nada fácil de tomar, pois envolve mudanças culturais e de hábitos cotidianos em uma fase onde qualquer trabalho extra atrapalha bastante.

Mas confesso que ainda terei que pensar muito a respeito…

Por que ainda não inventaram um material 100% biodegradável para as tão poluentes fraldas descartáveis, ein?

2 comentários em “A volta das fraldas de pano

  1. É se nao tivessem inventado a tal fralda descartável todas as mammães ainda estariam usando as fraldinhas de pano ,concordo que é sim muito mais prático a fralda descartável,mas como não trabalho fora até procurei fraldas de pano para comprar,achei…só não achei as calças plásticas,lembra..poi é parecem que nem fabricam mais pelo menos na minha cidade foi difícil de encontrar…sou super a favor da volta da fralda de pano …a minha filha mais velha ,hoje com 12 anos só usou fralda de pano e nada aconteceu com ela…….

  2. Ola,faz algumas semanas que abrimos uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais).
    E com ótimo custo beneficio. Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: http://www.biolinum.com
    No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica. Abraços

Deixe uma resposta