A marca Lacoste

lacosteA famosa marca Lacoste está completando 75 anos e mesmo não tendo muito a ver com nossos temas, resolvi escrever um pouquinho de sua curiosa história.

Crocodilo. Este foi o apelido que René Lacoste recebeu após uma aposta entre a imprensa americana com o capitão da equipe da França na Copa Davis.
“Ele tinha me prometido uma mala de crocodilo se eu ganhasse um jogo importante para a nossa equipe. O público americano, estão, guardou este apelido que representava a tenacidade que demonstrei no terreno do tênis, não largando nunca a minha presa! O meu amigo Robert George desenhou para mim um crocodilo que foi bordado na jaqueta que eu usava no terreno de jogo”, disse René.
E foi retirando pela primeira vez os americanos da Copa Davis, em 1927, com a equipe dos Mosqueteiros, e triunfando em mais três campeonatos internacionais na França (1925, 1927 e 1929), duas vezes em Wimbledon (1925 e 1928) e mais duas no Aberto dos Estados Unidos (1926 e 1927), que Lacoste se tornou uma lenda na história do tênis.

rené lacoste l imagem: a magazine
rené lacoste l imagem: a magazine

Em 1933, René Lacoste e André Gillier, proprietários da maior companhia francesa de malhas da época, fundaram uma sociedade destinada a fabricar e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que o campeão tinha criado para seu uso pessoal. Foi a primeira vez que uma marca estampou sua etiqueta do lado de fora da roupa, tornando o logotipo visível.

Esta camisa revolucionou o hábito de vestir dos jogadores de tênis da época, habituados a usar camisas de mangas longas. A primeira camisa era branca, mais curta que suas contemporâneas, de mangas curtas e com colarinho de bordas cortadas. O tecido, leve e fresco, era o jersey de piquê miúdo.
Suas características de conforto e resistência persistem até hoje, mantendo-o um produto diferente e único.

Fonte: Revista A Magazine