Foi inaugurada, em Waghäusel, na Alemanha, uma loja da rede Burger King abastecida por energia eólica e solar.
A estratégia faz parte do programa 20/20 da marca, que pretende estender as mudanças para outras lojas em todo o mundo.
Os novos sistemas abastecem 1/3 de todo consumo de energia e contam com outros diferenciais sustentáveis em sua construção, como:
- Cobertura e forros termoacústicos, que economizam 73% dos gastos com energia, evitando o uso dos sistemas de condicionamento de ar (quente e frio);
- Lâmpadas LEDS nas áreas internas e externas, economizando 55% da energia voltada a iluminação;
- 720 painéis fotovoltaicos, que geram 53.500 kWh de eletricidade por ano;
- Carregador para veículos elétricos;
- Turbina eólica, capaz de gerar 2.500 kWh de energia elétrica aualmente.
Maquiagem verde
Eu já havia postado aqui sobre algumas iniciativas verdes da rede MC Donald´s, e para o Burger King vale a mesma opinião, de que não adianta tentar desviar o foco principal do seu negócio para ações pontuais como essa.
Acredito que a grande mudança deveria acontecer na definição de novos valores para a marca, na qualidade dos produtos (nada saudáveis) e em atitudes no dia-a-dia das lojas, como as lavagens diárias de piso com máquinas de alta pressão, o desperdício de alimentos, o incentivo ao consumo desenfreado, e por aí vai…
Fonte: Greener Buildings