Empresas X Sustentabilidade

greenbuilding1Você, assim como eu, já tentou se comunicar com alguma empresa através do “dialeto” da sustentabilidade?
Parece exagero, mas não é, as pessoas ainda têm uma visão muito distorcida do que o conceito significa e o confundem facilmente com as ações imediatistas.
É difícil explicar que implantar a sustentabilidade em um ambiente de trabalho é muito mais do que comprar cestos coloridos para separação do lixo ou colocar aquela frase sobre impressão consciente no final de cada e-mail.

As ações têm que ser absorvidas por todos e a empresa precisa se adaptar com soluções minimizadoras do impacto que causa ao meio ambiente, em todas as etapas de sua atuação.
Um projeto, para ser sustentável, precisa sempre atender a esses quatro princípios: ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, portanto, não basta cuidar de um deles e ignorar os demais, e isso é o mais comum de se encontrar por aí, ações camufladas, “para inglês ver”.

Pensando justamente em orientar empresas de micro e pequeno portes a se adequarem a esse cenário e a melhorarem sua competitividade, aumentando a produtividade, o SEBRAE-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) desenvolveu o Programa de Gestão Ambiental, que tem como meta apoiar as empresas na redução de desperdícios e na colaboração com o meio ambiente.

Em São Paulo, o programa foi desenvolvido em parceria com a UNESP (Universidade Estadual Paulista) e conta com três etapas:

  • Levantamento dos dados da empresa;
  • Identificação dos processos (entrada de matérias-primas e insumos, consumo de energia elétrica e água, produção de esgoto, lixo e resíduos, emissão de gases, calor e ruídos);
  • Implantação de ações corretivas e avaliação dos resultados.

Segundo o SEBRAE, os empresários que já iniciaram as atividades se surpreenderam com os resultados: foram mais de 40% de redução no consumo de matéria-prima e 30% no de energia elétrica.
Os segmentos envolvidos até agora foram de cerâmica, cachaça, oficinas mecânicas, plásticos, metal-mecânica, brinquedos de madeira, calçados e lavanderias industriais.

Para maiores informações sobre o programa, entre em contato com o SEBRAE-SP através do site ou por telefone: 0800 570 0800.

Fonte: Results On