8ª Bienal de Arquitetura

Começou no último sábado, dia 31/10, e vai até o dia 06/12/09, a 8ª Bienal de Arquitetura, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Infelizmente ainda não consegui visitar a mostra, mas da próxima semana não passa, principalmente porque eu quero ver de perto os projetos sustentáveis expostos, que são a grande atração desse edição.

ecos_urbanos

A temática, ECOS URBANOS, alude ao potencial para grandes transformações dos centros urbanos e metropolitanos que sediam eventos de porte internacional.
E na palavra ECOS (sigla de Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade), estão contidos os quatro eixos que norteiam o conceito dessas mudanças.

De olho nas oportunidades de 2014, uma das propostas da 8ª BIA é justamente discutir os estádios e as melhorias urbanísticas que as cidades-sede oferecem ou pretendem edificar até lá.
Além disso, a responsabilidade com o cidadão não foi deixada de lado e a preocupação com os impactos no seu cotidiano está clara em todos os projetos.

Confira alguns destaques da mostra:

  • O conjunto habitacional projetado pelos arquitetos Rodrigo Marcondes Ferraz, Fernando Forte e Lourenço Gimenes para a construtora Contern, em Lins-SP, alia concreto pré-fabricado, materiais recicláveis, reúso de água, painéis solares e recuperação de rios;
  • O arquiteto Augusto Aneas teva a ideia de criar canteiros centrais arborizados, interligando parques e praças do centro de São Paulo com ciclovias e espaços para pedestres;
  • Marina Acayaba projetou a Casa Cubo, para clientes que querem conforto sem desperdício, com espaços verdes, iluminação natural e bom aproveitamento de espaços pequenos;
  • Os arquitetos Arthur de Mattos Casas e João Valente querem transformar uma praça abandonada no Pacaembu em parque. O terreno fica em uma encosta entre duas ruas que têm um desnível de 15 metros. A dupla propôs um deck suspenso, que não interfere nas árvores e plantas;
  • O destaque internacional é o projeto para a área costeira de Hong Kong, que mistura edifícios sustentáveis, jardins e corredores de circulação de ar.

Outros eventos paralelos acontecerão até o término do evento, confira a grade de programação para os fóruns de debates.

Maiores informações:
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, portão 3
São Paulo – SP
Fone: (11) 5576-7600
www.bienalsaopaulo.org.br

Fonte: Jornal da Tarde

Deixe uma resposta