Eficiência energética: ferro de passar roupa

ferro_de_passar_roupaO ferro de passar roupa de casa parou de funcionar e precisei comprar outro às pressas.
Daí pensei, esse é um item que, por ser elétrico e produzir calor, deve ter um consumo considerável de energia, então eu devo buscar um que ofereça a melhor eficiência energética.

Só que, para minha surpresa, os ferros de passar roupa do mercado não apresentam nenhuma informação a respeito desse consumo nas embalagens, procurei até pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), para dar preferência a uma marca com a etiqueta, mas simplesmente não encontrei.

Depois fiz uma pesquisa nos sites de compra mais conhecidos e nada, ou seja, não tive opção de escolha quanto à eficiência energética. Tive a iniciativa de procurar um eletrodoméstico com um consumo menor de energia, estava disposta a até pagar mais caro por isso e acabei comprando sem esses parâmetros.

Encontrei no site do Procel, a lista dos equipamentos com o selo de energia, mas nada do nosso amigo ferro de passar roupa.

Já no site do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), são disponibilizadas algumas tabelas, como a dos produtos aprovados no Programa Brasileiro de Etiquetagem, mas foi no Programa de Análise de Produtos que encontrei o item Ferro Elétrico de Passar Roupa.

As informações são bem completas, onde as marcas fabricantes são analisadas em diversas categorias e ensaios, disponibilizando ao consumidor quais produtos estão ou não em conformidade com as normas estabelecidas.

Acabei descobrindo que o ferro elétrico de passar roupa é responsável por cerca de 13% do consumo energético em uma residência, conforme o gráfico a seguir.

fonte: inmetro
fonte: inmetro

Mas, apesar de toda a análise do Inmetro, importantíssima ao consumidor final, ainda lamento não termos escolha para comparar qual produto é o mais eficiente, na questão do consumo energético e espero que tenhamos em breve o selo Procel para essa categoria de produto.

Comments

  1. Karla
    Karla says:

    Olá Jucélia, tudo bem?

    Realmente não sei te informar esses dados, pois isso varia até de fabricante para fabricante, você teria mesmo que consultar o manuais ou a embalagem de cada produto antes de comprar.
    Talvez um contato com os principais fabricantes seja uma boa saída!

    Boa sorte e até mais,
    Karla.

  2. Rafael
    Rafael says:

    Bom dia Karla.
    Parabéns pela iniciativa, também encontro dificuldades em encontrar produtos com as devidas informações a respeito de eficiência energética.
    E nessas pesquisas acabei achando uma caulculadora que resume todas aquelas equações de física que aprendemos no colégio para determinar o consumo de energia.
    http://www.saunakit.com.br/sauna-consumo.htm
    Basta adaptar os dados da sua conta de luz e a potência do aparelho ao site.
    Abraços

  3. Ana Paula Andrade
    Ana Paula Andrade says:

    17/01/2012 – Também procuro um ferro de passar com selo Procel, mas, até hoje isso não existe. Um absurdo.

  4. Eugenio Pacelli
    Eugenio Pacelli says:

    Por observação, não fiz nenhuma medição nesse sentido, conclui que o ferro eletrico no modo vapor e cheio de agua, consome mais energia. A agua não deixa que o aquecimento seja superior a 100ºC e a evaporação da água, ao mesmo tempo que facilita desamassar os amarrotados, leva o calor do ferro de passar. Dá pra notar que no modo vapor, o led do termostato fica aceso por mais tempo e desliga por intervalos menores. No modo seco, esse mesmo led fica por mais tempo desligado e ao ligar, para reaquecer o ferro de passar roupas à temperatura selecionada, fica aceso por menos tempo. Isso significa que o ferro aquece mais rapidamente quando está sem água e no modo seco. Seria muito util se tivessemos essas medições para temos certeza dessa verificação. A dica, pra consumir um pouco menos de energia, é umedecer as roupas antes de passar, com o velho e bom borrifador e passar com o ferro no modo seco.

  5. Lílian B.
    Lílian B. says:

    Bom dia gostei da sua pesquisa, desde 2009 que eu tb penso em comprar um ferro com menor consumo de energia. Hoje, no ano de 2018 ainda não existe um parâmetro científico sobre o assunto. Continuo com o ferro antigo, esperando que os pesquisadores apresentem essa classificação.

  6. Karla Cunha
    Karla Cunha says:

    Obrigada Lílian, é bem isso mesmo, também continuo com o meu por aqui! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *