Como aqui em casa nós gostamos de um bom cafezinho, acabamos conhecendo o café Safra Social, resultado do Projeto Qualidade do Café, que além de produzir um excelente produto, tem origem a partir da cafeicultura sustentável.
Trata-se de um sistema de produção agrícola competitivo, produtivo e eficiente que, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente e melhora as condições sócio-econômicas das comunidades locais.
Desenvolvido pela marca Café do Ponto, esse projeto é uma iniciativa que objetiva desenvolver um modelo de cafeicultura sustentável aplicado a pequenas propriedades familiares de quatro municípios da região nordeste do estado de São Paulo, considerados próprios para o cultivo de cafés de qualidade, por seu clima, solo e altitude.
O Café do Ponto Safra Social é certificado pela conceituada UTZ Certified, cujo foco é a produção responsável e a transparência em toda a cadeia do café, da seleção e armazenagem dos grãos à fabricação do produto final.
Seu modelo de qualidade também contempla as práticas da agricultura orgânica e do comércio justo.
A UTZ Certified direciona seu trabalho para a adoção de boas práticas ambientais e sociais nas lavouras de café da América Central e do Sul, da África e da Ásia e, em linhas gerais, exige do produtor:
- O respeito às boas práticas agrícolas (inclusive do ponto de vista ambiental);
- A adoção de métodos de trabalho seguros;
- O cuidado com o gerenciamento eficiente da propriedade;
- O cumprimento das leis;
- O respeito à segurança alimentar e, por fim, a comprovação do cumprimento de todas essas normas.
Em 2005, a marca Café do Ponto recebeu o selo Empresa Parceira da Natureza, concedido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza).
Entre outras ações, a concessão do selo se deveu ao desenvolvimento do Projeto Qualidade do Café.
l
É sempre muito gratificante poder divulgar empresas com todo esse comprometimento sustentável e espero que os consumidores tenham essa consciência na hora de escolher seus produtos, pois somente dessa forma teremos qualidade no que consumimos aliada à responsabilidade sócio-ambiental.
E além de tudo isso, o café é delicioso!