É sempre muito bom poder mostrar aqui projetos arquitetônicos que cumprem o seu papel urbanístico com a sociedade, como esse do Parque Bicentenário da Infância, em Santiago, Chile, do escritório Elemental.
Com 9 mil m² de área verde e 695 m² edificadas, a proposta inicial foi incorporar o parque ao terreno, tirando partido dos declives e proporcionar o acesso aos moradores da cidade, antes carentes de área públicas de recreação.
O parque é voltado às crianças pequenas e logo na grade que limita o terreno podemos observar a solução super criativa que foi dada, 310 metros lineares transformados em um brinquedo inovador.
Segundo a Elemental, nenhum parque infantil está completo se não tiver ao menos um brinquedo com água e a poucos metros da entrada encontram-se esferas de cimento de diversos tamanhos que jorram água de seu interior.
Todos os caminhos principais entre as edificações são acessíveis, oferecendo tranquilidade às pessoas com deficiência e também aos pais com carrinhos de bebê.
Um dos espaços que mais chamam a atenção da criançada é a cascata formada por 60 escorregadores.
São várias as possibilidades de diversão, onde é possível subir e descer também pelas escadas paralelas aos escorregadores e assim explorar todo o espaço.
Todos os finais de semana acontecem jogos, atividades e peças teatrais ao ar livre em um pequeno anfiteatro.
O parque também conta com sanitários públicos, cafeterias e seu acesso é gratuito, das 10:00 às 18:00 h, de terça-feira a domingo.
Fonte: Plataforma Urbana