Somente no último dia 26/07, nove meses após o início das obras, foram divulgadas as primeiras imagens do projeto do Terminal 3 do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos.
Os nomes dos arquitetos responsáveis também só foram divulgados agora, são eles o brasileiro Andrei de Mesquita Almeida (Engecorp) e os espanhóis Patricia García Kilroy, Juan Mezquita Lopez e Francisco José Vigaray Matías (Grupo Typsa), todos arquitetos das respectivas empresas de engenharia.
O conceito
O novo Terminal 3 foi inspirado nos aeroportos de Heathrow, em Londres, e de Narita, no Japão, segundo a concessionária.
Considerado um dos principais equipamentos para a Copa do Mundo de 2014, o terminal será voltado exclusivamente para voos internacionais e terá capacidade para 12 milhões de passageiros/ano.
O empreendimento terá pé-direito alto, iluminação natural, saguão sem barreiras físicas e fachada envidraçada com visão para a pista.
Outra característica inspirada nos aeroportos estrangeiros é que o check-in não será realizado nos fundos do saguão e sim em “ilhas” distribuídas pelo átrio.
O complexo ocupará 192 mil m², maior do que a dos Terminais 1, 2 e 4 juntos, estruturados em dois blocos de edifícios, um processador e um píer.
Ao todo, são 22 pontes de embarque e pátio para 34 aeronaves e a área comercial terá cerca de 100 estabelecimentos, entre lojas, bares, lanchonetes, restaurantes, livrarias e serviços gerais.
Haverá também dois hotéis: um hotel interno com cerca de 50 quartos, voltado para passageiros em conexão, e outro externo com 350 quartos.
O terminal, que estará interligado com o Terminal 2 por uma passarela elevada, climatizada e dupla, com esteiras rolantes e envidraçada, ainda será equipado com área para despacho automático de bagagem (self bag drop), portões eletrônicos de controle de imigração/emigração (e-gates), além de um sistema de distribuição de bagagem que irá permitir aos passageiros despacharem suas bagagens com 10 horas de antecedência.
Confira algumas imagens
O Terminal 3 começará a funcionar em fase teste a partir de abril de 2014, um mês antes da sua inauguração.
Esperamos sinceramente que ele esteja à altura dos aeroportos internacionais e que possam atender melhor todos os seus usuários, pois a situação atual demonstra total descaso com áreas comuns e deixa uma imagem bem negativa, principalmente aos turistas estrangeiros.
Fonte: PINI Web