Em dezembro de 2012 fizemos nossa última visita ao terreno em Piracaia-SP para conferir o andamento dos trabalhos com o solo e os progressos já obtidos com todo o manejo orgânico, comandados pelo Pupin, da Família Orgânica.
Lembram dos girassóis que haviam sido plantados com a função de de servir como adubo verde e cobertura morta?
Eles floresceram e nos deram de presente essa incrível paisagem de onde os nossos projetos arquitetônico e paisagístico serão implantados!
Inspirador, não?
Além das suas sementes e flores que já podem ser colhidas, a vida nessa área nos mostra sinais de exuberância, onde é possível observar novas espécies vegetais surgindo espontâneamente.
Isso sem falar dos animais da região, que fizeram questão de dar o ar da graça, como a lebre do campo, dois tipos de abelhas, três tipos de besouros, formigas, uma codorna, maritacas e um ninho de rolinha com um dos filhotes nascendo naquele momento, ou seja, sinais evidentes do equilíbrio natural.
Na horta, estão se desenvolvendo milho, mandioca, quiabo, tomate arbóreo e até algumas abobrinhas brasileiras já podem ser colhidas, enquanto e em outras áreas temos cana, mamona-roxa, algumas variedades de feijão, maracujá, melissa, erva-cidreira, etc.
Mas apesar de todo esse resultado, a preocupação agora não é com a produção, e sim em contribuir com a vitalidade e identificar a vocação do solo.
Nesse mesmo dia da visita, também acompanhamos o nosso parceiro Gui Castagna, da Fluxus Design Ecológico, responsável por tudo referente à águas no projeto, em seus testes de irrigação do solo.
Esses testes foram feitos em pontos estratégicos do terreno e são fundamentais para que vários elementos do projeto funcionem perfeitamente.
Enfim, paralelamente a toda essa movimentação, a Item 6 e todos os parceiros envolvidos, prosseguem firmes e fortes em suas funções para que esse incrível trabalho em equipe, que respeita acima de tudo os conceitos sustentáveis, ganhe cada vez mais força!
Confira o que já foi postado no blog sobre o projeto de Piracaia.