Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ambientalmente correto, economicamente viável, culturalmente aceito e socialmente justo.
E foi seguindo esses princípios que trabalhamos no projeto da pousada sustentável em Aiuruoca-MG.
Lá a natureza foi muito generosa e permitiu que dela aproveitássemos o máximo, desde a concepção do projeto até a fase atual de obras.
A casa principal, onde estão localizados recepção, estar, restaurante, cozinha, serviços e, no andar superior, a futura residência da cliente, está quase pronta, já na fase dos acabamentos.
Os materiais utilizados foram adquiridos na região, assim como os serviços, que privilegiou a mão-de-obra local.
A areia utilizada na construção foi retirada do próprio terreno, junto ao Rio Aiuruoca, onde as próximas cheias farão naturalmente a sua reposição.
Procuramos minimizar o uso de lâmpadas aproveitando ao máximo a iluminação natural, não esquecendo da circulação do ar pelos ambientes, já que a região é bem servida de ventos.
Para o tratamento de esgoto da casa, o Eng. Gilberto, responsável pelas obras, construiu uma fossa ecológia, onde os resíduos passam por três tanques distintos de filtragem até serem devolvidos já limpos à natureza.
O aquecimento da água será feito através de um sistema misto, sendo o solar o principal e o à gás o secundário.
Na estrutura da casa foram usadas madeiras de origem controlada e nenhuma árvore foi removida do seu local original.
Confira algumas imagens dessa visita:
O próximo passo agora é dar andamento aos sete chalés, sendo um acessível e ao centro de meditação, que também terá espaços para eventos e tratamentos alternativos.
Confira o que já foi postado sobre o projeto da pousada sustentável.
KARLA, SEJA BEM VINDA, DEPOIS DE SUA ESTADIA NO PARAÍSO!!!
MINHAS TELHAS CONTINUAM AS MESMAS.
PAZLUZAMOR
Parabéns meninas!!! Lindo trabalho!