Finalmente as construtoras brasileiras estão se dando conta de sua responsabilidade frente aos resíduos gerados em suas obras.
Pesquisa da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) mostra que cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados no Brasil vêm da construção civil.
Segundo os dados, no ano passado 5.564 municípios fizeram coleta de aproximados 31 milhões de toneladas de Resíduos de Construção e Demolição (RCD).
O estudo revela também que parte deste entulho não recebe destino correto e vai para locais em que podem causar problemas ao meio ambiente.
Bons exemplos
Por meio do projeto Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero, a construtora goiana Pontal Engenharia reaproveita os resíduos da construção de suas obras.
A empresa quer eliminar a caçamba de entulhos, promover soluções contra o desperdício e danos ambientais e também pretende incrementar o uso do aterro sanitário de Goiânia.
Na verdade, o comprometimento em relação aos resíduos gerados em obra deve começar desde o seu planejamento, de modo a minimizar sua geração.
Além disso, a reutilização de muitos itens que seriam descartados também é uma ação fundamental e, por fim, a separação para reciclagem, antes do descarte final, nunca deve ser desprezada.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias