Primeira usina de energia solar no Brasil

Antes tarde do que nunca!

Foi inaugurada na última quinta-feira, no Ceará, a primeira usina de energia solar da América Latina.
Localizada no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, a MPX Tauá começou a operar com capacidade inicial de 1 MW, o suficiente para suprir de energia 1,5 mil residências.

painéis fotovoltaicos da mpx tauá | fonte: grupo ebx

E como forma de incentivo para que indústrias desse tipo se instalem no Ceará, foi criado o FIES (Fundo de Incentivo à Energia Solar) e que teve no Grupo EBX seu primeiro parceiro.
Através do FIES, o Governo do Estado do Ceará abriu um crédito orçamentário para comprar energia solar destinada aos órgãos e entidades da administração pública.

A MPX Tauá ocupa uma área de 12.000 m² e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica.
O projeto concebido pela MPX para a usina solar chega a 50 MW e quando essa potência for atingida, 234 mil painéis serão necessários.

Outra importante iniciativa foi a parceria firmada com a UECE (Universidade Estadual do Ceará) para o monitoramento e análise  dos dados obtidos na operação, o que orientará a expansão do empreendimento.
Dados emitidos  pela estação meteorológica da usina serão transferidos, em tempo real, para os computadores da universidade, e com essas atividades, estudantes da UECE serão capacitados na área de energia solar.

Pois é, as grandes mudanças têm mesmo que partir do governo, pois são iniciativas como essas que abrem caminho para o desenvolvimento de pesquisas e a formação de novos profissionais.
Claro que cada um pode fazer a sua parte, mas para que novos sistemas de energias renováveis sejam implantados e aproveitados de forma racional, as concessionárias precisam atuar em parceria com os usuários, não tem como funcionar de outra forma!

Confira o que já foi postado no blog sobre energia solar.

Fonte: Governo do Estado do Ceará