Escolas sustentáveis

As escolas públicas dos bairros Luz e Vila Brasilândia, da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), ainda em construção, receberam a certificação de sustentabilidade AQUA (Alta Qualidade Ambiental), na fase Concepção. Em maio, as escolas já tinham recebido a certificação na fase Programa.

escola da luz, ainda em fase de fundações | imagem: piniweb

A escola Bairro Luz está na fase de fundações, enquanto a escola Vila Brasilândia ainda não foi iniciada, mas já tem empresa contratada para a construção.

As duas escolas, construídas com estrutura de concreto pré-moldado, fechamentos em alvenaria em blocos de concreto e cobertura em telha-sanduíche, com isolamento térmico, tiveram desde o início dos projetos a preocupação com a sustentabilidade.

Durante a concepção do projeto, feito em parceria com a Inovatech Engenharia, foram planejados isolamento térmico e acústico, sistemas de captação de água da chuva e sistemas de captação de luz solar, de modo a garantir a sustentabilidade do edifício.

Uma das principais mudanças realizadas no projeto inicial, foi a utilização de brises nas fachadas, aumentando o conforto térmico dentro do edifício.

As escolas não contarão com climatização artificial, foram realizados estudos minuciosos para que houvesse um valor de trocas de ar que permitisse o conforto das pessoas na escola sem prejudicar o conforto visual.

Houve também uma mudança no tratamento acústico das escolas, que demandou uma análise mais global dos impactos dos ruídos, tais como a interferência de quadras poliesportivas próximas às salas de aula.

tratamento acústico nas quadras poliesportivas | imagem: piniweb

Fico realmente muito feliz em saber que a certificação AQUA está ganhando cada vez mais espaço aqui no país, principalmente por acreditar que ela seja o referencial que mais de adequa à nossa realidade brasileira.

Também acredito que é papel de todos os profissionais arquitetos buscar cada vez mais informações a respeito dessas mudanças, de modo a assumir os conceitos sustentáveis na concepção de seus trabalhos, e não mais como um diferencial de mercado, como ainda vemos muito por aí.

Confira aqui o que já foi postado sobre o Processo AQUA.

Fonte: PINI Web