Processo AQUA

Você já ouviu falar no AQUA?
A Certificação da Construção Sustentável – Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) é o primeiro referencial técnico brasileiro para construções sustentáveis.

As preocupações com os impactos ambientais gerados pelos edifícios, durante as fases de planejamento e construção, ou durante a operação, são cada vez maiores.
Tanto que já existem vários selos internacionais para verificar os recursos consumidos, as emissões de carbono e os resíduos gerados pelas edificações, bem como o conforto e a saúde das pessoas que convivem ali.
Para isso, é feita uma avaliação sobre o grau de sustentabilidade dos edifícios, baseada em critérios específicos de cada selo.

Os benefícios de um Empreendimento Certificado Processo AQUA são:

  • qualidade de vida do usuário;
  • economias de água, energia, disposição de resíduos e manutenção;
  • contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

O AQUA é a adaptação para o Brasil da HQE (Démarche HQE), da França e contém os requisitos para o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e os critérios de desempenho nas categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).
O Processo foi desenvolvido pelos professores da Escola Politécnica da USP e pela Fundação Vanzolini, e a sua certificação é realizada 100% no Brasil, por meio de auditorias presenciais com auditores capacitados na avaliação do desempenho das construções sustentáveis e experientes na realidade brasileira.

Vantagens de um referencial brasileiro

O AQUA é o primeiro selo que levou em conta as especificidades do Brasil para elaborar seus 14 critérios – que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas.
Alguns empreendimentos brasileiros, com o objetivo de obter condições de concorrer internacionalmente, vêm adquirindo, nos últimos anos, o certificado norte-americano do Green Building Council, LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
No entanto, há pressupostos e critérios – relacionados à legislação, clima e fontes de energia, por exemplo – que nem sempre condizem com o nosso país.

Estamos caminhando na direção certa!

Confira mais sobre o Processo AQUA.

Fonte: Planeta Sustentável