TEDxUSP, eu fui

Em novembro do ano passado eu tive o privilégio de participar do TEDxSP, e no último sábado, dia 07/08/10, foi o dia do TEDxUSP.

O evento aconteceu no prédio da FAU-USP, na Cidade Universitária, em são Paulo, mas sua organização deixou um pouco a desejar em vários aspectos, desde as enormes filas na chegada ao local, totalmente desnecessárias, o tumulto no coffee break e a separação do público que não entrou no auditório, tendo que assistir às palestras através de um telão.

Começou mal, bem morno, com palestras chatinhas e muito acadêmicas, que visivelmente não estavam agradando, mas, felizmente, o recomeço após o intervalo foi muito feliz.

Preciso excluir da relação anterior a apresentação do escritor e empreendedor Marcelo Estraviz, que apesar de ser um palestrante “step”, como ele mesmo se definiu, falou sobre redes de uma forma super interessante.

A professora Linamara Rizzo Battistella, diretora do Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP por mais de 20 anos, falou sobre acessibilidade sob diversos aspectos, e reforçou a importante informação de que existem cerca de 29 milhões de pessoas poartadoras de alguma deficiência em nosso país.

Agnaldo Farias, curador da Bienal de São Paulo e consultor de curadoria do Instituto Tomie Ohtake, deu um show de sensibilidade artística e destacou a importância da valorização da arte em nosso ensino escolar.

A jornalista Eliza Capai contou como foi a sua incrível viagem à Africa, voltada para um projeto sobre as mulheres de cinco países que visitou. Uma experiência riquíssima que resultou em um trabalho muito bacana e que vale a pena ser conhecido.

Já a palestra da renomada regente Ligia Amadio foi uma das que mais me tocou. Ela contou a sua história de coragem e determinação, que a projetou como uma das mais destacadas profissionais da atualidade.

Outras palestras também foram interessantes e o fechamento do evento com o jornalista Marcelo Tas prendeu a todos na platéia. Ele contou um pouco da sua trajetória desde a Poli até os palcos do CQC e como algumas ferramentas revolucionaram a relação dos meio de comunicação com as pessoas.

Deixando de lado os percalços da organização do evento, que certamente procurou oferecer o melhor aos seus  visitantes, o TEDxUSP trouxe à tona a importante reflexão sobre o papel direto da universidade como formadora de grandes ideias.

Eu pessoalmente acredito que, como estudantes dessa renomada instituição que é a Universidade de São Paulo, temos uma dívida enorme para com as sociedade, no sentido de alimentá-la com conhecimento e constante transformação.

Espero que o TEDxUSP represente o início dessa grande transformação nas pessoas ali presentes, pois são encontros como esses que despertam o melhor de cada um, e a disseminação de boas ideias é certamente o primeiro passo para que as grandes mudanças realmente aconteçam.

Parabéns a todos os envolvidos nesse grande e audacioso projeto.

Confira o que já foi postado no blog sobre o TED.