Eu escrevo muito aqui sobre aquitetura sustentável e vou “dar uma geral” no conceito para mostrar que ela faz mais parte do nosso dia-a-dia do que imaginamos.
E não pense que apenas os grandes empreendimentos causam os impactos à natureza, pois são exatamente as pequenas reformas que acabam sendo as grandes vilãs ao meio ambiente.
O papel do arquiteto
A construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.
Por ser o profissional responsável pelo projeto dos espaços no meio urbano, o arquiteto possui um importante papel que vai muito mais além da especificação de materiais ecologicamente corretos, pois as consequências das decisões tomadas na elaboração dos projetos arquitetônicos estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios.
Projetos arquitetônicos são uma grande oportunidade de atuação preventiva frente aos possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas ao longo do ciclo de vida de um edifício.
O conceito de Sustentabilidade
Podemos definir sustentabilidade como dispor o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido.
Enfim, nada mais é que o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
As ações sustentáveis fazem parte de um criterioso processo de avaliação, onde vários aspectos precisam ser levados em conta antes de qualquer intervenção.
Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser:
- Ecologicamente correto;
- Economicamente viável;
- Culturalmente aceito;
- Socialmente justo.
Benefícios da Arquitetura Sustentável
Podemos exemplificar os seguintes itens, como sendo os principais benefícios para o uso de uma arquitetura sustentável:
- Preservação do meio ambiente;
- Economia financeira;
- Qualidade de vida;
- Diferencial de negócio;
- Valorização imobiliária;
- Maior satisfação dos usuários e produtividade dos funcionários;
- Desenvolvimento da consciência ambiental.
“No começo do novo milênio encontramos nosso planeta em uma encruzilhada.
De um lado, uma sociedade consumista. Do outro lado, os esforços
para reduzir os impactos negativos que ela produz”.
(Thassanee Wanick)
Post muito legal, gostei!
Adorei o post, muito bom.
Parabéns.
Muito bom seu site, parabéns, descobri hoje e já estou viciado nele, hehe
Enviei para colegas e professores da faculdade também, espero que não pare de postar.
Obrigada Gustavo, fiquei feliz com seu comentário e vou continuar sim, não se preocupe 🙂
Até mais,
Karla.
Show , curti d + este site, sem contar as maravilhosas ideias ! PARABENS
amei o seu comentário senti firmesa e competencia abraços e continue assim.
Obrigada Zuleika, agradeço os elogios!
nossa muito bacana o post
so academica de arquitetura e isso vai me ajudar muito
bjs
Olá , Karla, comprei um terreno no Km 199, Rio Santos e gostaria de construir alguns quartos e banheiros para alugar na temporada , você deve conhecer , fica em Guaratuba , Costa do Sol, quanto você cobra para me dar umas idéias do que fazer , na linha da construção ecologicamente correta e melhor aproveitamento d o espaço são +- 300 m2.
que belo projeto alem de preoculpar com uma vida sustentavél eu aprendi em seu site sobre acessibilidade isso que é amar o proximo e nosso planeta, eu faço cadeiras de pneus e sofas etc. e quero colocar em minha cidade além da concientização melhorias a principal é pavimentação eu sei que algumas capitais a materia prima para asfaltar as ruas é feita de borrracha moro no interior da bahia e vejo que nem caixas de lixo temos consequentemente a cidade fica suja em que voçe pode me aconselhar. espero anciosa seu comentário.
karla cunha sou um sonhador, meu desejo e vou conceguir e contruir casas baratas para as pessoas que sonha em ter uma, vou comprar as maquina, e vou construir casas assessivel as pessoas produzindo tijolos, gostaria de saber se vc faz as plantas preparada para este material, porque ele deve ser diferenciado, pois arquitetos projetam casas bonitas