Ontem eu tive a oportunidade de conhecer, aqui pertinho de casa, o Museu Lasar Segall.
Idealizado por Jenny Klabin Segall, viúva de Lasar Segall, o museu foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.
Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.
Em 1985, o museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museu) do Ministério da Cultura , como unidade especial.
Além de seu acervo museológico, o museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
O museu, como órgão federal, é apoiado pela ACAMLS (Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall), uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que cooperam com o museu.
O lugar oferece o cenário perfeito para um passeio durante o dia, onde o visitante pode tomar um café, apreciar os jardins, a arquitetura modernista e, claro, conhecer um pouco da história desse grande e importante artista.
Além da entrada gratuita, o visitante pode contar com o bicicletário e a proximidade às estações de metrô Santa Cruz e Vila Mariana.
Maiores informações:
Museu Lasar Segall
Endereço: Rua Berta, 111 – Chácara Klabin
São Paulo | SP
Horários: terça a sábado e feriados, das 14:00h às 19:00h e domingo, das 14:00h às 18:00h
Fone: (11) 5574-7322
E-mail: [email protected]
Entrada gratuita