Você já ouviu falar no PURA?
Li uma matéria sobre a economia que o Zoológico de São Paulo fez, de 1,3 milhões de litros de água em um mês, e quis me informar melhor sobre o assunto.
O PURA (Programa do Uso Racional da Água) foi desenvolvido pela Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) e tem como objetivo combater o desperdício de água em condomínios residenciais, comércios e indústrias, clientes ou não clientes da Sabesp.
As soluções para diminuir o consumo de água são compostas de diversas ações como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas.
Em geral, o retorno do investimento é rápido ou até imediato.
Como participar
Para participar do programa, existe um consumo mínimo, de acordo com a região do imóvel:
- Região Metropolitana de São Paulo: 1000 m³/mês;
- Interior e Litoral: 500 m³/mês.
Mas caso o município não seja operado pela Sabesp, o contato deve ser feito através do e-mail: [email protected]
Quem já participou
A Sabesp firmou um contrato com a Escola Politécnica da USP – POLI, para o desenvolvimento das bases tecnológicas do PURA.
A partir daí, o projeto foi desenvolvido em hospitais, escolas, escritórios comerciais, etc., com resultados impressionantes.
A Escola Fernão Dias, por exemplo, reduziu seu consumo de água em 93%. Na cozinha da Ford, a economia atingiu mais de 35%.
Além dos locais citados acima, o Condomínio Comercial São Luís, Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto de Pesquisa Tecnológica – IPT, Poupatempo Sé, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Escola de Engenharia Mauá, entre outros, também implantaram o programa.
Para obter maiores informações sobre o PURA, entre em contato via e-mail: [email protected] ou através do fone: 0800-7712482 e receba a visita de um especialista.
Fonte: Sabesp