Eu já havia postado no blog sobre sobre o estado lamentável que ficou o mar de Salvador após o Carnaval deste ano e, pelo jeito, o descaso com o nosso oceano está muito longe de acabar.
A notícia, postada no site do Global Garbage, denuncia um grave crime ecológico, testemunhado por um grupo de jornalistas que viajava em um navio turístico da MSC Cruzeiros.
Essas pessoas assistiram a um iresponsável lançamento de lixo ao mar, através de uma abertura na parte superior do casco do navio.
E não era só lixo orgânico, autorizado, que pode servir de alimento aos animais marinhos, havia também plásticos, latas de cerveja e de refrigerante, garrafas e outros objetos.
Esse fato ocorreu pelo menos duas vezes durante a viagem, sendo que o navio carregava mantimentos para 1.100 pessoas.
Nota de imprensa da MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros afirma que preza pela qualidade dos serviços oferecidos e é uma empresa extremamente preocupada com o meio ambiente. Segue rigorosas normas de saúde, segurança e limpeza, além de ter como premissa a preservação de sua maior ferramenta de trabalho: o mar.
Em toda a sua frota mantém um agente ambiental que se empenha para que todas as pessoas tenham um treinamento completo sobre como proceder na organização e eliminação do lixo. Há procedimentos destinados para que a quantidade de lixo produzido seja minimizada e a utilização de equipamentos modernos permite o despejo no mar sem agredir o meio ambiente.
Outros lixos que podem liberar substâncias poluentes são eliminados em reservatórios recolhidos em terra por empresas autorizadas para adequada reciclagem e toda descarga de lixo é registrada e certificada. Além disso, o esgoto produzido a bordo é manipulado através de um sistema evoluído e direcionado para a reciclagem. Vale ressaltar que a companhia é a única empresa do setor a ganhar o 6 “Golden Pearls” do Bureau Veritas em reconhecimento aos seus sistemas de gerenciamento que monitoram e reduzem os impactos à natureza.
A companhia reforça ainda o seu compromisso com a sociedade e refuta toda e qualquer acusação de conduta irregular em relação ao tratamento e eliminação de seu lixo.
MSC Cruzeiros
Projeto Lixo Marinho
Aproveite para conhecer o Projeto Lixo Marinho, que tem como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre o lixo marinho no Oceano Atlântico Sul Ocidental e, mais especificamente, nas zonas costeiras e marinhas brasileiras.
Vale a pena conferir e divulgar também o site do Global Garbage, que reúne em um só lugar todas as informações relevantes sobre o lixo marinho e as ações em combate a esse crime.
Realmente lamentavel isso, mas veja isso: http://alexiuss.deviantart.com/journal/17919112/ É tao terrivel quanto…