O Greenway Self Park é um estacionamento ecologicamente correto, e, apesar de sua função, diretamente ligada aos nada sustentáveis automóveis, ele conseguiu se adaptar da melhor forma possível a uma nova realidade ambiental.
Localizado em Chicago, uma cidade modelo em se tratando de arquitetura e construção sustentáveis, o estacionamento investiu em grandes mudanças para atender as exigências de uma população já adaptada a esse novo conceito.
Confira alguns desses diferenciais:
- Turbinas eólicas de geração de energia;
- Telhado verde;
- Cisterna para armazenamento e reúso de água;
- Vidros de alta eficiência;
- Iluminação energeticamente eficiente;
- Estações de carregamento para carros elétricos;
- Serviços de compartilhamento de veículos;
- Programas de educação ambiental (reciclagem, qualidade do ar e incentivo ao uso de veículos não poluentes);
- Uso de materiais e técnicas construtivas sustentáveis.
Pena que ainda estamos muito distantes desse tipo de concientização aqui no país, que deve partir, primeiramente, da população.
A partir do momento em que os usuários começarem a exigir a implantação de diferenciais sustentáveis no meio urbano, diversos setores da sociedade passarão a oferecer produtos e serviços cada vez mais adequados a essa realidade.
Mas para isso acontecer, precisamos nos informar cada vez mais e, além de compreender as necessidades dessas mudanças, devemos acreditar na grande importância de nossas escolhas, para que esse ciclo se feche e passe a funcionar naturalmente.
Fonte: arch daily
26/12/2016 – Estou com um projeto no senai e pensei em utilizar um shopping sustentavel, começando pelo estacionamento e venho pesquisando muito sobre isso e vc me inspirou mais um pouco.
Obrigado