O curso GTA (Gestão e Tecnologias Ambientais) tem me proporcionado oportunidades de reavaliar, a partir de um novo ponto de vista, algumas práticas comuns em minha área de atuação profissional, a construção civil.
Às vezes me sinto um peixe fora d´água por não ser muito familiarizada ao tema, mas muitas disciplinas, como Tratamento de Esgotos e Uso Racional e Reúso da Água, têm abordado temas de discussões bem atuais.
Isso porque nunca se falou tanto sobre os graves problemas que o mundo enfrentará com a escassez de água doce.
O uso desse bem tão limitado e ao mesmo tempo tão disperdiçado por nós, precisa ser revisto e o reúso da água de esgoto tratada é uma solução polêmica, porém viável para solucionar esse problema.
Esse vídeo do programa Cidade e Soluções mostra como, em São Paulo, esse efluente é tratado e reutilizado nas indústrias ou em lavagens de ruas, por exemplo.
E na Califórnia, uma moderna estação de tratamento transforma água de esgoto em uma polêmica alternativa aos moradores.
|
Dados sobre a escassez de água
Segundo levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 18% da população mundial, estão sem acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade para consumo.
A questão é que, mantidos os atuais padrões de consumo e de danos ao meio ambiente, o quadro pode piorar muito, e rapidamente.
Calcula-se que em 2025, 2/3 da população global, ou seja, 5,5 bilhões de pessoas, poderão ter dificuldade de acesso à água potável, e em 2050, já seria cerca de 75% da humanidade.
O drama diz respeito à sede e à escassez de água para cozinhar, tomar banho e plantar, mas também à disseminação de doenças causadas pela ausência de tratamento da água, como diarréia e malária.
A principal causa da escassez de água potável é o mau uso.
Estima-se que, de cada 100 litros de água própria para consumo, 60 litros se percam em razão de maus hábitos ou de distribuição ineficiente.
A agropecuária é a atividade que mais consome água no mundo, calcula-se que as plantações respondam por 69% de seu uso.
Já a indústria utiliza 21% e o consumo doméstico responde por 10%.
Outros números
- 1,37 bilhões de km³ é a quantidade de água na Terra;
- 97% desse volume esté nos oceanos;
- 3% restantes são de água doce;
- 2/3 da água doce estão nas calotas polares e geleiras;
- 1% da água do planeta é o que resta para consumo de 7 bilhões de pessoas;
- 12% desse 1% está no Brasil;
- 72% desses 12% estão na região amazônica;
- 11 países da África e nove do Oriente Médio não têm água;
- EUA, China, Índia, México, Hungria e Tailândia já não têm água suficiente para abastecimento;
- 1 em cada 5 habitantes da Terra está sem água potável.
Considerações
Pois é, talvez a ideia de beber água procedente de esgoto não agrade a todos, mas em pouco tempo será uma realidade a qual precisaremos aprender a conviver.
Todo o processo de purificação é absolutamente confiável, a água sai da estação de tratamento praticamente destilada e é necessário até adicionar algumas impurezas para que ela não absorva os minerais da tubulação de concreto.
Mas esse assunto ainda renderá muitas discussões em nosso país, pois apesar de termos a maior bacia hidrográfica do mundo, ainda não aprendemos que ela pode se extinguir por intervenções antrópicas, como já aconteceu com vários importantes rios pelo mundo.
O Programa Cidades e Soluções é exibido nos canais Globo News e Futura nos seguintes horários:
Globo News
Domingo às 21:30 h
Segunda às 03:05h, 8:30h e 16:30h
Quarta às 05:05h e 17:30h
Sábado às 05:30h.
Futura
Sexta às 21:00h
Domingo às 15:00h
Fonte: Cidades e Soluções