Saco é um saco

sacolaVocê sabia que no mundo são distribuídas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas por ano?
E que no Brasil, o número gira em torno de 12 bilhões anuais?
Cada brasileiro consome cerca de 800 sacolas plásticas ao ano!

Isso é mesmo necessário? Claro que não, mas estamos tratando de um assunto que faz parte da nossa cultura, afinal todos nós somos acostumados a acondicionar nosso lixo doméstico em sacos plásticos.

Para o lixo orgânico, não temos muitas alternativas, pois até mesmo a compostagem não é uma solução 100% eficiente, principalmente no meio urbano.
Mas para o lixo reciclável, seu uso é perfeitamente dispensável, por se tratar de um material limpo e que pode ser acondicionado em caixas de papelão.
Já o hábito de pegar as sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais pode ser radicalmente abolido.
Leve consigo a sua sacola retornável e use-a em todas as situações para abrir mão da sacolinha comum.

A idéia da campanha “Saco é um saco: pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você”, que é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, com apoio da rede de supermercados Wal-Mart, é justamente chamar a atenção para o uso indiscriminado desse item tão presente no cotidiano dos brasileiros e que tantos danos causam ao meio ambiente.
O projeto foi lançado no dia 23/06/09, simultaneamente com o “Pacto pela Sustentabilidade Wal-Mart Brasil”, veja a seguir um dos vídeos da campanha.

l

l

Os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos não-renováveis.
Ao consumirmos e descartarmos esse item na velocidade em que estamos fazendo, a necessidade por esses recursos naturais não para de aumentar e dessa forma contribuímos também com o aquecimento global.

Além dos estragos que causam nas cidades, como entupir bueiros, as sacolas plásticas também acabam indo para os oceanos e são facilmente confundidas como alimento pelos animais.

Isso sem falar que nos lixões esses materiais demoram cerca de 500 anos para se decompor!

O consumo sustentável, em todas as suas dimensões, é a maior meta coletiva a ser alcançada e que começa com pequenas, mas significativas, mudanças de atitude no dia-a-dia de cada cidadão, instituição ou empresa.
Faça a sua parte por uma sociedade mais sustentável, reduza o seu consumo de sacos e sacolas plásticas!