“Toda capital tem que ter uma praça aonde o povo chega e se espanta. Será um grande monumento em triângulo para mostrar o progresso de nosso país. É para causar perplexidade em quem vê”. (Oscar Niemeyer)
Com seus 101 anos, o arquiteto é o autor do projeto da Praça da Soberania, intervenção que modificará um dos mais famosos cartões postais da capital brasileira, a Esplanada dos Ministérios.
A obra será entregue em abril de 2010, onde este será o monumento comemorativo para o cinquentenário de Brasília.
A Praça da Soberania ficará entre o Teatro Nacional e a Praça de Eventos, de um lado, e o Complexo Cultural da República e a Catedral, de outro, cortando o gramado.
Será construído o Memorial dos Presidentes da República em um prédio baixo e curvo e a edificação oposta será o Monumento ao Cinqüentenário, uma torre que deverá ter 80 a 100 m de altura e será um espaço de exposições.
Entre as edificações, Niemeyer optou por criar um espaço de convivência com a Praça da Soberania.
O local também terá um estacionamento subterrâneo para três mil automóveis, uma necessidade da região.
idéia de jerico. esse senhor está senil. ele vai acabar com os extensos gramado de minha cidade. ele só sabe cimentar áreas verdes como demonstrou bem com aquele museu q parece um ovo frito e aquela biblioteca horrível q stá mais para um bloco habitacional. alguém deve pará-lo antes q ele cometa mais crimes impunemente.